A INCLUSÃO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DO ALUNO EM TRÂNSITO: FORMAS DE NORMALIZAÇÃO DA DIFERENÇA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lockmann, Kamila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1173
Resumo: Pretende-se analisar as práticas curriculares desenvolvidas por professores para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares. Para isso, realizou-se análise documental de um conjunto de fichas de encaminhamentos, que direcionam os alunos para algum tipo de atendimento especializado. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras da Rede Municipal de Ensino de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre – RS/Brasil. A partir das análises realizadas foi possível perceber uma “pulverização das intervenções educativas” onde se realiza uma série de encaminhamentos dos alunos, a um conjunto de outros profissionais especializados em áreas diversas. Tal fenômeno constitui o “aluno em trânsito”, ou seja, um aluno que se encontra circulando permanentemente entre uma série de atendimentos especializados e sendo submetido a uma variedade de procedimentos de correção e normalização.
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