Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mwewa, Christian Muleka
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454
Resumo: O dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.)
id UNESC-24_20d3c0085e29ccb7b7bf8f10739b921b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2454
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ApresentaçãoO dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.)UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454/2332Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMwewa, Christian Muleka2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2454Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.543129Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Mwewa, Christian Muleka
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Mwewa, Christian Muleka
author_facet Mwewa, Christian Muleka
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mwewa, Christian Muleka
description O dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454/2332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937234161664