Apresentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454 |
Resumo: | O dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.) |
id |
UNESC-24_20d3c0085e29ccb7b7bf8f10739b921b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2454 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ApresentaçãoO dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.)UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454/2332Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMwewa, Christian Muleka2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2454Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.543129Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação |
title |
Apresentação |
spellingShingle |
Apresentação Mwewa, Christian Muleka |
title_short |
Apresentação |
title_full |
Apresentação |
title_fullStr |
Apresentação |
title_full_unstemmed |
Apresentação |
title_sort |
Apresentação |
author |
Mwewa, Christian Muleka |
author_facet |
Mwewa, Christian Muleka |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mwewa, Christian Muleka |
description |
O dossier Educação, Cultura para a Formação de Professores figura como um dos principais produtos do seminário realizado desde 2014 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas – CPTL. Porém, com o intuíto de compreeder e apresentar a educação e a cultura como elementos fundantes no processo constitutivo do ser professor(a) destacamos a substituição do aditivo – e – para a preposição – para – como demarcador intencional. Portanto, o conjunto dos textos apresentados no presente dossier indicam que a formação cultural do(a) formador(a) é condição si ne qua non para a motivação dos formandos. O referido seminário contou nas suas duas primeiras edições com o apoio da CAPES através do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP.O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EDUFORP) cujo objetivo geral é Promover e elavar a produção de conhecimento de alto nível na area da educação no contexto da região Centro-Oeste (UFMS) em parceria permanente com instituições e pesquisadores de renome Nacional e Internacional, se justifica, especialmente, pela intencionalidade de congregar e disseminar as iniciativas e experiências de ensino, pesquisa e extensão tendo como perspectiva central a formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA. Esta dinâmica pode ajudar a potencializar o envolvimento acadêmico-científico dos docentes e discentes na perspectiva da pedagogia universitária para formação docente para além da atuação em sala de aula.Estas ações buscam, como último suspiro, a projeção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em âmbito Nacional e Internacional, enquanto pôlo aglutinador de produção de conhecimento e intercambio acadêmico-científico na formação dos(as) professores(as) da EDUCAÇÃO BÁSICA da região.1 Docente pesquisador da UFMS.Assim sendo, o dossier conta com produtos de professores e pesquisador Nacionais que pensam a problemática em questão a luz das atuais políticas educacionais brasileiras que solapam qualquer possibilidade de haver uma educação de qualidade colocando em risco, de certa forma, até a sua gratuidade. Por outro lado, os produtos internacionais aqui veiculados trazem um panorama do contexto internacional da temática cultura para a formação dos(as) professores(as) a luz de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas, como por exemplo, cinema e literatura.Professor Doutor Christian Muleka Mwewa (Org.) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2454/2332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937234161664 |