NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Pedro Paulo Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Suzzana Alice Lima, Vieira, Andre Ricardo Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598
Resumo: A prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives.
id UNESC-24_2d15a1d4db0d4068598911e972d8e2a4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4598
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTEA prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/459810.18616/ce.v9i1.4598Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 2822317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598/5331Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Pedro Paulo SouzaAlmeida, Suzzana Alice LimaVieira, Andre Ricardo Lucas2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4598Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.614470Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Rios, Pedro Paulo Souza
title_short NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Rios, Pedro Paulo Souza
author_facet Rios, Pedro Paulo Souza
Almeida, Suzzana Alice Lima
Vieira, Andre Ricardo Lucas
author_role author
author2 Almeida, Suzzana Alice Lima
Vieira, Andre Ricardo Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Pedro Paulo Souza
Almeida, Suzzana Alice Lima
Vieira, Andre Ricardo Lucas
description A prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598
10.18616/ce.v9i1.4598
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i1.4598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598/5331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282
Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282
2317-2452
10.18616/ce.v9i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938060439552