NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598 |
Resumo: | A prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives. |
id |
UNESC-24_2d15a1d4db0d4068598911e972d8e2a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4598 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTEA prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives.UNESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/459810.18616/ce.v9i1.4598Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 2822317-245210.18616/ce.v9i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598/5331Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Pedro Paulo SouzaAlmeida, Suzzana Alice LimaVieira, Andre Ricardo Lucas2022-03-25T16:13:03Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4598Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.614470Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE Rios, Pedro Paulo Souza |
title_short |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Rios, Pedro Paulo Souza |
author_facet |
Rios, Pedro Paulo Souza Almeida, Suzzana Alice Lima Vieira, Andre Ricardo Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Suzzana Alice Lima Vieira, Andre Ricardo Lucas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Pedro Paulo Souza Almeida, Suzzana Alice Lima Vieira, Andre Ricardo Lucas |
description |
A prática pedagógica produz impactos na formação inicial de professores/as. Dessa maneira, entendemos que o Estágio se configura como um momento de grande relevância na proposta curricular dos cursos de formação dos/as professores/as. Assim, o presente artigo sistematiza experiências vivenciadas com o componente curricular Pesquisa e Estágio em Educação Infantil, com uma turma de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e tem como objetivo investigar as narrativas (auto)biográficas, instituídas como práticas de formação. Foi realizada uma pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa. Os dados apontaram possibilidades no redimensionamento de análises (re)construídas por futuros/as professores/as sobre as suas experiências durante as trajetórias de vida, de escolaridade e de formação.Palavras chave: Estágio Docente; Educação Infantil; Práxis; Narrativas de Formação.NARRATIVE (AUTO) BIOGRAPHIES OF STAGE IN CHILD EDUCATION: TEACHING AND RESEARCH IN TEACHING TRAININGABSTRACT: The pedagogical practice has an impact on the initial teacher training. In this way, we understand that the Internship is configured as a moment of great relevance in the curricular proposal of the teacher training courses. Thus, the present article systematizes experiences lived with the curricular component Research and Internship in Early Childhood Education, with a group of Pedagogy at the State University of Bahia (UNEB) and aims to investigate (auto) biographical narratives, instituted as training practices. A (self) biographical research was conducted with a qualitative approach. The data pointed to possibilities in the re - dimensioning of (re) constructed analyzes by future teachers on their experiences during the life, education and training trajectories. Key words: Teaching Internship; Child education; Praxis; Training Narratives. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598 10.18616/ce.v9i1.4598 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i1.4598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4598/5331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282 Criar Educação; v. 9 n. 1 (2020): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC; 260 - 282 2317-2452 10.18616/ce.v9i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938060439552 |