PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, José Augusto da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Nicholas Cardoso, Martins, Fabiana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578
Resumo: Neste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico.
id UNESC-24_2f33680f1095783ec3cf172e6d0cd4fc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6578
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINANeste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/657810.18616/ce.v12i1.6578Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 2912317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578/6631Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neto, José Augusto daGomes, Nicholas CardosoMartins, Fabiana Ferreira2023-07-13T17:35:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6578Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.601304Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
spellingShingle PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Silva Neto, José Augusto da
title_short PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_full PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_fullStr PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_sort PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
author Silva Neto, José Augusto da
author_facet Silva Neto, José Augusto da
Gomes, Nicholas Cardoso
Martins, Fabiana Ferreira
author_role author
author2 Gomes, Nicholas Cardoso
Martins, Fabiana Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, José Augusto da
Gomes, Nicholas Cardoso
Martins, Fabiana Ferreira
description Neste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578
10.18616/ce.v12i1.6578
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.6578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578/6631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938628767744