PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578 |
Resumo: | Neste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico. |
id |
UNESC-24_2f33680f1095783ec3cf172e6d0cd4fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6578 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINANeste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/657810.18616/ce.v12i1.6578Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 2912317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578/6631Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neto, José Augusto daGomes, Nicholas CardosoMartins, Fabiana Ferreira2023-07-13T17:35:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6578Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.601304Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
title |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Silva Neto, José Augusto da |
title_short |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
title_full |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
title_sort |
PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA |
author |
Silva Neto, José Augusto da |
author_facet |
Silva Neto, José Augusto da Gomes, Nicholas Cardoso Martins, Fabiana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Nicholas Cardoso Martins, Fabiana Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, José Augusto da Gomes, Nicholas Cardoso Martins, Fabiana Ferreira |
description |
Neste artigo, discute-se o cenário da pesquisa em História e Historiografia da Educação no contexto pandêmico oriundo da covid-19. Para tanto, intentou-se identificar os desafios e as novas rotinas criadas para driblar caminhos de pesquisa no campo. Trata-se de um estudo exploratório que lançou mão de questionários online para coleta de dados de estudantes de Mestrado e Doutorado da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam as dificuldades no acesso às fontes documentais, estas sendo primordiais ao desenvolvimento das investigações nesse campo e, a necessidade da adoção de políticas públicas para digitalizar e preservar o acervo físico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578 10.18616/ce.v12i1.6578 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.6578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6578/6631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 277 - 291 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938628767744 |