CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099 |
Resumo: | Considerando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação. |
id |
UNESC-24_3321eba04e477801bd3232c4e47fd128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6099 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADEConsiderando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/609910.18616/ce.v9i3.6099Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 1-17Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 1-17Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 1-172317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099/5525Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Dalva de Souza2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6099Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.256363Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
title |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
spellingShingle |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE Lobo, Dalva de Souza |
title_short |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
title_full |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
title_fullStr |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
title_full_unstemmed |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
title_sort |
CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE |
author |
Lobo, Dalva de Souza |
author_facet |
Lobo, Dalva de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Dalva de Souza |
description |
Considerando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099 10.18616/ce.v9i3.6099 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099/5525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 1-17 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 1-17 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 1-17 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938413809664 |