CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Dalva de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099
Resumo: Considerando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação.
id UNESC-24_3321eba04e477801bd3232c4e47fd128
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6099
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADEConsiderando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/609910.18616/ce.v9i3.6099Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 1-17Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 1-17Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 1-172317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099/5525Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Dalva de Souza2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6099Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.256363Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
title CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
spellingShingle CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
Lobo, Dalva de Souza
title_short CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
title_full CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
title_fullStr CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
title_full_unstemmed CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
title_sort CATATAU: DE DESCARTES A CARTESIUS EDUCANDO PARA A SENSIBILIDADE
author Lobo, Dalva de Souza
author_facet Lobo, Dalva de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Dalva de Souza
description Considerando o potencial diálogo entre a literatura e a educação na perspectiva do educar para a sensibilidade, o presente trabalho objetiva analisar fragmentos da obra literária Catatau, do poeta Paulo Leminski, buscando estabelecer relação com a educação para a sensibilidade. Nesse contexto, empreende tal análise à luz dos conceitos de rizoma, voz e(m) performance e educação menor, a partir dos referenciais teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Paul Zumthor e Silvio Gallo, respectivamente. Dentre os resultados, verifica-se que a linguagem metafórica de Catatau é consonante com a educação para a sensibilidade circunscrita na educação menor. Espera-se, desse modo, contribuir para desvelar o potencial das experiências que ultrapassem uma racionalidade que, por vezes, não contempla a rica articulação entre o signo poético presente na arte literária e a educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099
10.18616/ce.v9i3.6099
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6099/5525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 1-17
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 1-17
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 1-17
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938413809664