FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sabrina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pissaia, Luis Felipe, Franzoni, Patrícia, Giongo, Ieda Maria, Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Quartieri, Marli Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127
Resumo: O presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. 
id UNESC-24_3377bc2409fae655cff615ace62c0026
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4127
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICAO presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/412710.18616/ce.v9i2.4127Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 1932317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127/5397Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, SabrinaPissaia, Luis FelipeFranzoni, PatríciaGiongo, Ieda MariaRehfeldt, Márcia Jussara HeppQuartieri, Marli Teresinha2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4127Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.486809Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Monteiro, Sabrina
title_short FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_full FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_fullStr FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_sort FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
author Monteiro, Sabrina
author_facet Monteiro, Sabrina
Pissaia, Luis Felipe
Franzoni, Patrícia
Giongo, Ieda Maria
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Quartieri, Marli Teresinha
author_role author
author2 Pissaia, Luis Felipe
Franzoni, Patrícia
Giongo, Ieda Maria
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Quartieri, Marli Teresinha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sabrina
Pissaia, Luis Felipe
Franzoni, Patrícia
Giongo, Ieda Maria
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Quartieri, Marli Teresinha
description O presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127
10.18616/ce.v9i2.4127
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.4127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127/5397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938021642240