FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127 |
Resumo: | O presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. |
id |
UNESC-24_3377bc2409fae655cff615ace62c0026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4127 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICAO presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/412710.18616/ce.v9i2.4127Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 1932317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127/5397Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, SabrinaPissaia, Luis FelipeFranzoni, PatríciaGiongo, Ieda MariaRehfeldt, Márcia Jussara HeppQuartieri, Marli Teresinha2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4127Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.486809Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Monteiro, Sabrina |
title_short |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
author |
Monteiro, Sabrina |
author_facet |
Monteiro, Sabrina Pissaia, Luis Felipe Franzoni, Patrícia Giongo, Ieda Maria Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Quartieri, Marli Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Pissaia, Luis Felipe Franzoni, Patrícia Giongo, Ieda Maria Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Quartieri, Marli Teresinha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sabrina Pissaia, Luis Felipe Franzoni, Patrícia Giongo, Ieda Maria Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Quartieri, Marli Teresinha |
description |
O presente relato aborda o planejamento de um conjunto de atividades de Álgebra e Geometria tendo como aportes teóricos o campo da investigação matemática. O projeto de investigação que as gerou tem como objetivo principal problematizar estratégias na resolução de atividades exploratório-investigativas de matemática, elaboradas em estudos conjuntos com grupos de professores dos anos iniciais a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por eles considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Os materiais de pesquisa foram emergindo a partir de reuniões semanais de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e professores da escola básica. Os resultados apontam para a necessidade de planejamentos conjuntos demandando considerável tempo para discussões teórico-metodológicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127 10.18616/ce.v9i2.4127 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.4127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4127/5397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 175 - 193 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938021642240 |