“PARAÍSO LUSO-TROPICAL”. REDEMPTION, DE MIGUEL GOMES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2472 |
Resumo: | A média-metragem Redemption (2013), de Miguel Gomes, é composta porquatro cartas ficcionais de políticos europeus. Na primeira missiva, datada de 1975,Pedro Passos Coelho escreve, de uma aldeia de Trás-os-Montes, aos pais que ficaramem Angola. O texto de 2013 traça uma continuidade geográfica e histórica entre trêsespaços-tempos: o mundo rural do Portugal revolucionário de janeiro de 1975; oespaço colonial prestes a alcançar a independência; o País em 2013. A comunicaçãodebruça-se sobre o modo como a narrativa fílmica desloca a visão da África colonialportuguesa e a sua representação cinematográfica enquanto “paraíso tropical”,expressão de Amílcar Cabral. Através de uma análise das formas fílmicas deRedemption, o texto aborda o processo de redistribuição espácio-temporal dos topoïcoloniais e a emergência de novas constelações audiovisuais como um espaço críticodas representações do passado e uma sintomatologia do presente. |
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“PARAÍSO LUSO-TROPICAL”. REDEMPTION, DE MIGUEL GOMESA média-metragem Redemption (2013), de Miguel Gomes, é composta porquatro cartas ficcionais de políticos europeus. Na primeira missiva, datada de 1975,Pedro Passos Coelho escreve, de uma aldeia de Trás-os-Montes, aos pais que ficaramem Angola. O texto de 2013 traça uma continuidade geográfica e histórica entre trêsespaços-tempos: o mundo rural do Portugal revolucionário de janeiro de 1975; oespaço colonial prestes a alcançar a independência; o País em 2013. A comunicaçãodebruça-se sobre o modo como a narrativa fílmica desloca a visão da África colonialportuguesa e a sua representação cinematográfica enquanto “paraíso tropical”,expressão de Amílcar Cabral. Através de uma análise das formas fílmicas deRedemption, o texto aborda o processo de redistribuição espácio-temporal dos topoïcoloniais e a emergência de novas constelações audiovisuais como um espaço críticodas representações do passado e uma sintomatologia do presente.UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/247210.18616/ce.v5i1.2472Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2472/2345Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchefer, Raquel2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2472Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.932079Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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