A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302 |
Resumo: | Este artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. |
id |
UNESC-24_4a9a8c34905e951d85125dbc8fbb0fcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6302 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAREste artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/630210.18616/ce.v12i1.6302Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 662317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302/6620Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantinato, Carolina AlvesMattos, Francisco Roberto Pinto2023-07-13T17:35:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6302Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.786760Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
title |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
spellingShingle |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR Fantinato, Carolina Alves |
title_short |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
title_full |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
title_fullStr |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
title_full_unstemmed |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
title_sort |
A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR |
author |
Fantinato, Carolina Alves |
author_facet |
Fantinato, Carolina Alves Mattos, Francisco Roberto Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Francisco Roberto Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantinato, Carolina Alves Mattos, Francisco Roberto Pinto |
description |
Este artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302 10.18616/ce.v12i1.6302 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.6302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302/6620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938430586880 |