A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinato, Carolina Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302
Resumo: Este artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos.
id UNESC-24_4a9a8c34905e951d85125dbc8fbb0fcc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6302
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAREste artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos.UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/630210.18616/ce.v12i1.6302Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 662317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302/6620Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantinato, Carolina AlvesMattos, Francisco Roberto Pinto2023-07-13T17:35:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6302Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.786760Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
title A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
spellingShingle A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
Fantinato, Carolina Alves
title_short A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
title_full A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
title_fullStr A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
title_full_unstemmed A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
title_sort A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR
author Fantinato, Carolina Alves
author_facet Fantinato, Carolina Alves
Mattos, Francisco Roberto Pinto
author_role author
author2 Mattos, Francisco Roberto Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinato, Carolina Alves
Mattos, Francisco Roberto Pinto
description Este artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302
10.18616/ce.v12i1.6302
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.6302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6302/6620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 41 - 66
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938430586880