INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047 |
Resumo: | Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia? |
id |
UNESC-24_4e77527bc96a4667724e7fc37732908c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6047 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia?UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/604710.18616/ce.v9i2.6047Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 1032317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047/5401Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, Karina2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6047Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.822038Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
title |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
spellingShingle |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? Marcon, Karina |
title_short |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
title_full |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
title_fullStr |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
title_sort |
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM? |
author |
Marcon, Karina |
author_facet |
Marcon, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Karina |
description |
Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia? |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047 10.18616/ce.v9i2.6047 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.6047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047/5401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938400178176 |