INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Karina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047
Resumo: Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia?
id UNESC-24_4e77527bc96a4667724e7fc37732908c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6047
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia?UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/604710.18616/ce.v9i2.6047Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 1032317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047/5401Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, Karina2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6047Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.822038Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
title INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
spellingShingle INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
Marcon, Karina
title_short INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
title_full INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
title_fullStr INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
title_full_unstemmed INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
title_sort INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS PRATICANDO E PARA QUEM?
author Marcon, Karina
author_facet Marcon, Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Karina
description Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo, as tecnologias digitais de rede foram sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios 2019 (CGI.br, 2019) denunciam que apenas 39% dos domicílios brasileiros possuem computador e que 28% dos domicílios não possuem acesso à internet. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia?
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047
10.18616/ce.v9i2.6047
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.6047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6047/5401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 80 - 103
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938400178176