PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Juliana Antoniassi
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nascimento dos Santos, Danielle Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7987
Resumo: This work presents the results of a qualitative master's research whose objective was to analyze the principles, foundations and training processes of an institution called “Escola Democrática”, located in the city of São Paulo. Data collection was structured through access to the Pedagogical Political Project and the School Regulations, on-site observation and semi-structured interviews with the school manager. The analysis was carried out through Discursive Textual Analysis, generating analytical axes that allowed recognizing that the school has a malleable curriculum and proposes diversified and significant activities, horizontal management and concern with critical education and with the protagonism of students. It is concluded, therefore, that, despite the challenges, the school is configured as a democratic space.
id UNESC-24_5258a6b5630b4c3fa3bb331294cd67da
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7987
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOThis work presents the results of a qualitative master's research whose objective was to analyze the principles, foundations and training processes of an institution called “Escola Democrática”, located in the city of São Paulo. Data collection was structured through access to the Pedagogical Political Project and the School Regulations, on-site observation and semi-structured interviews with the school manager. The analysis was carried out through Discursive Textual Analysis, generating analytical axes that allowed recognizing that the school has a malleable curriculum and proposes diversified and significant activities, horizontal management and concern with critical education and with the protagonism of students. It is concluded, therefore, that, despite the challenges, the school is configured as a democratic space.Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa de mestrado abordagem qualitativa cujo objetivo foi analisar os princípios, os fundamentos e os processos formativos de uma instituição denominada “Escola Democrática”, localizada na cidade de São Paulo. A coleta de dados foi estruturada por meio do acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar, da observação in loco e de entrevista semiestruturada realizada com a gestora da escola. A análise foi realizada por meio de Análise Textual Discursiva, gerando eixos analíticos que permitiram reconhecer que a escola tem currículo maleável e propõe atividades diversificadas e significativas, uma gestão horizontal e preocupação com a formação crítica e com o protagonismo dos estudantes. Conclui-se, portanto, que, apesar dos desafios, a escola se configura como um espaço democrático.  UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/798710.18616/ce.v13i1.7987Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 259Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 259Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 2592317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7987/6880Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Juliana AntoniassiNascimento dos Santos, Danielle Aparecida2024-03-27T20:37:05Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7987Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:37:05Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
title PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
spellingShingle PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Moreno, Juliana Antoniassi
title_short PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
title_full PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
title_fullStr PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
title_sort PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
author Moreno, Juliana Antoniassi
author_facet Moreno, Juliana Antoniassi
Nascimento dos Santos, Danielle Aparecida
author_role author
author2 Nascimento dos Santos, Danielle Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Juliana Antoniassi
Nascimento dos Santos, Danielle Aparecida
description This work presents the results of a qualitative master's research whose objective was to analyze the principles, foundations and training processes of an institution called “Escola Democrática”, located in the city of São Paulo. Data collection was structured through access to the Pedagogical Political Project and the School Regulations, on-site observation and semi-structured interviews with the school manager. The analysis was carried out through Discursive Textual Analysis, generating analytical axes that allowed recognizing that the school has a malleable curriculum and proposes diversified and significant activities, horizontal management and concern with critical education and with the protagonism of students. It is concluded, therefore, that, despite the challenges, the school is configured as a democratic space.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7987
10.18616/ce.v13i1.7987
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7987
identifier_str_mv 10.18616/ce.v13i1.7987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7987/6880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 259
Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 259
Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 237 - 259
2317-2452
10.18616/ce.v13i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415663955968