EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Géssica Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Ana Roseli Paes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2804
Resumo: Observando a história dos avanços e dos desafios da educação do campo e,ao refletirmos sobre esse histórico, no contexto tocantinense, sobre a formação docente para o campo,surgiu a necessidade de desenvolver um estudo qualitativo que pudesse elucidar: a) o papel dos educadores do campo; b) a distinção entre os termos ‘educação rural’ e ‘educação do campo’; c) a contribuição dos movimentos sociais para esse sistema educacional; d) o que representa esse novo modelo; e, ainda, quais as melhorias possíveis apontadas para os sujeitos do campo? Estas são as questões que, esclarecidas, podem mudar o rumo dessa história e agregar valor à cultura campesina, quebrando os preconceitos sobre os sujeitos do meio rural em comparação ao meio urbano.Palavras-chave: Educação do Campo; Escola do Campo; Formação de professores; História da educação campesina no Município de Arraias (TO).
id UNESC-24_5bd4a36f75a9d1cce02d1b66deddd9dc
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2804
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)Observando a história dos avanços e dos desafios da educação do campo e,ao refletirmos sobre esse histórico, no contexto tocantinense, sobre a formação docente para o campo,surgiu a necessidade de desenvolver um estudo qualitativo que pudesse elucidar: a) o papel dos educadores do campo; b) a distinção entre os termos ‘educação rural’ e ‘educação do campo’; c) a contribuição dos movimentos sociais para esse sistema educacional; d) o que representa esse novo modelo; e, ainda, quais as melhorias possíveis apontadas para os sujeitos do campo? Estas são as questões que, esclarecidas, podem mudar o rumo dessa história e agregar valor à cultura campesina, quebrando os preconceitos sobre os sujeitos do meio rural em comparação ao meio urbano.Palavras-chave: Educação do Campo; Escola do Campo; Formação de professores; História da educação campesina no Município de Arraias (TO).UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280410.18616/ce.v5i2.2804Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2804/2591Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Géssica Pereira daSantos, Ana Roseli Paes dos2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2804Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.949607Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
title EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
Silva, Géssica Pereira da
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE O HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS (TO)
author Silva, Géssica Pereira da
author_facet Silva, Géssica Pereira da
Santos, Ana Roseli Paes dos
author_role author
author2 Santos, Ana Roseli Paes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Géssica Pereira da
Santos, Ana Roseli Paes dos
description Observando a história dos avanços e dos desafios da educação do campo e,ao refletirmos sobre esse histórico, no contexto tocantinense, sobre a formação docente para o campo,surgiu a necessidade de desenvolver um estudo qualitativo que pudesse elucidar: a) o papel dos educadores do campo; b) a distinção entre os termos ‘educação rural’ e ‘educação do campo’; c) a contribuição dos movimentos sociais para esse sistema educacional; d) o que representa esse novo modelo; e, ainda, quais as melhorias possíveis apontadas para os sujeitos do campo? Estas são as questões que, esclarecidas, podem mudar o rumo dessa história e agregar valor à cultura campesina, quebrando os preconceitos sobre os sujeitos do meio rural em comparação ao meio urbano.Palavras-chave: Educação do Campo; Escola do Campo; Formação de professores; História da educação campesina no Município de Arraias (TO).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2804
10.18616/ce.v5i2.2804
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2804
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2804/2591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937274007552