PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3067 |
Resumo: | O presente artigo tem em sua base fundamental uma revisão histórica que perpassa alguns marcos legais desde o século XIX até os dias atuais, com o que, se pretendeu contextualizar no tempo, o ensino de música na escola. A relevância está no questionamento da polivalência no ensino da Arte, qual seja o professor formado em música ter que lecionar outras linguagens para o qual não foi habilitado tendo como objetivos principais compreender como se deu o percurso do ensino de música na escola pelo viés da legislação educacional e entender o impacto dessas legislações na compreensão da construção e implementação do fazer docente no ensino de música. Para a condução do trabalho foi utilizado o método da revisão bibliográfica segundo o qual, estabelecidos o tema e objetivos propostos, procura-se por pesquisas produzidas ou fontes legais, que fundamentem o estudo que se pretende desenvolver. Nesse sentido, além de se fazer uma breve incursão pela legislação, também se fez uma busca de diversos artigos e dissertações de autores que abordam, no contexto do processo histórico de sistematização da educação no Brasil, a Educação Musical. A partir do resultado das leituras discute-se que, para se pensar em ensino musical temos que iniciar pensando em como a Educação começa. Assim, antes de chegarmos ao século XX, quando as pesquisas ficaram mais frequentes, considerou-se importante compreender como se deram as primeiras manifestações educativas no Brasil do ensino de música e consequentemente na formação do professor, desde a vinda dos jesuítas europeus quando o país ainda era colônia de Portugal até a formalização do ensino musical na escola pública do século XIX. Desde então, este ensino tem sido ofertado em condições diversas e, a partir da LDB nº 9.394 de 1996 até os dias atuais, porém, englobando junto aos conhecimentos musicais, os do teatro, da dança e das artes visuais. Conclui-se que a polivalência e a multiplicidade das práticas pedagógicas trouxeram confusão na construção de identidade das licenciaturas. É possível compreender os motivos que levaram a disciplina Arte, como é hoje, possuir em sua identidade diversas interpretações por toda a comunidade escolar que vai desde alunos, coordenadores, diretores, professores e administrativo. São costumeiras as experiências em que todos se reportam à disciplina Arte como “Artes” inclusive pelos próprios professores da cadeira. Sendo assim, a configuração atual, que está posta é: professores de Arte devem lecionar as quatro linguagens, mesmo tendo a formação em apenas uma delas, causando por vezes um sentimento de inadequação e descontentamento nos professores.Palavras-chave: Educação musical. Legislação Educacional Brasileira. Professores de música. |
id |
UNESC-24_75d42ec71a095e6db2643a6b388dea07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3067 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃOO presente artigo tem em sua base fundamental uma revisão histórica que perpassa alguns marcos legais desde o século XIX até os dias atuais, com o que, se pretendeu contextualizar no tempo, o ensino de música na escola. A relevância está no questionamento da polivalência no ensino da Arte, qual seja o professor formado em música ter que lecionar outras linguagens para o qual não foi habilitado tendo como objetivos principais compreender como se deu o percurso do ensino de música na escola pelo viés da legislação educacional e entender o impacto dessas legislações na compreensão da construção e implementação do fazer docente no ensino de música. Para a condução do trabalho foi utilizado o método da revisão bibliográfica segundo o qual, estabelecidos o tema e objetivos propostos, procura-se por pesquisas produzidas ou fontes legais, que fundamentem o estudo que se pretende desenvolver. Nesse sentido, além de se fazer uma breve incursão pela legislação, também se fez uma busca de diversos artigos e dissertações de autores que abordam, no contexto do processo histórico de sistematização da educação no Brasil, a Educação Musical. A partir do resultado das leituras discute-se que, para se pensar em ensino musical temos que iniciar pensando em como a Educação começa. Assim, antes de chegarmos ao século XX, quando as pesquisas ficaram mais frequentes, considerou-se importante compreender como se deram as primeiras manifestações educativas no Brasil do ensino de música e consequentemente na formação do professor, desde a vinda dos jesuítas europeus quando o país ainda era colônia de Portugal até a formalização do ensino musical na escola pública do século XIX. Desde então, este ensino tem sido ofertado em condições diversas e, a partir da LDB nº 9.394 de 1996 até os dias atuais, porém, englobando junto aos conhecimentos musicais, os do teatro, da dança e das artes visuais. Conclui-se que a polivalência e a multiplicidade das práticas pedagógicas trouxeram confusão na construção de identidade das licenciaturas. É possível compreender os motivos que levaram a disciplina Arte, como é hoje, possuir em sua identidade diversas interpretações por toda a comunidade escolar que vai desde alunos, coordenadores, diretores, professores e administrativo. São costumeiras as experiências em que todos se reportam à disciplina Arte como “Artes” inclusive pelos próprios professores da cadeira. Sendo assim, a configuração atual, que está posta é: professores de Arte devem lecionar as quatro linguagens, mesmo tendo a formação em apenas uma delas, causando por vezes um sentimento de inadequação e descontentamento nos professores.Palavras-chave: Educação musical. Legislação Educacional Brasileira. Professores de música.UNESC2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/306710.18616/ce.v5i2.3067Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3067/2825Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Melissa Azevedo2020-08-05T10:11:08Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3067Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:07.309598Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
title |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
spellingShingle |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO Nogueira, Melissa Azevedo |
title_short |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
title_full |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
title_fullStr |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
title_sort |
PROFESSOR DE MÚSICA: LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO EM QUESTÃO |
author |
Nogueira, Melissa Azevedo |
author_facet |
Nogueira, Melissa Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Melissa Azevedo |
description |
O presente artigo tem em sua base fundamental uma revisão histórica que perpassa alguns marcos legais desde o século XIX até os dias atuais, com o que, se pretendeu contextualizar no tempo, o ensino de música na escola. A relevância está no questionamento da polivalência no ensino da Arte, qual seja o professor formado em música ter que lecionar outras linguagens para o qual não foi habilitado tendo como objetivos principais compreender como se deu o percurso do ensino de música na escola pelo viés da legislação educacional e entender o impacto dessas legislações na compreensão da construção e implementação do fazer docente no ensino de música. Para a condução do trabalho foi utilizado o método da revisão bibliográfica segundo o qual, estabelecidos o tema e objetivos propostos, procura-se por pesquisas produzidas ou fontes legais, que fundamentem o estudo que se pretende desenvolver. Nesse sentido, além de se fazer uma breve incursão pela legislação, também se fez uma busca de diversos artigos e dissertações de autores que abordam, no contexto do processo histórico de sistematização da educação no Brasil, a Educação Musical. A partir do resultado das leituras discute-se que, para se pensar em ensino musical temos que iniciar pensando em como a Educação começa. Assim, antes de chegarmos ao século XX, quando as pesquisas ficaram mais frequentes, considerou-se importante compreender como se deram as primeiras manifestações educativas no Brasil do ensino de música e consequentemente na formação do professor, desde a vinda dos jesuítas europeus quando o país ainda era colônia de Portugal até a formalização do ensino musical na escola pública do século XIX. Desde então, este ensino tem sido ofertado em condições diversas e, a partir da LDB nº 9.394 de 1996 até os dias atuais, porém, englobando junto aos conhecimentos musicais, os do teatro, da dança e das artes visuais. Conclui-se que a polivalência e a multiplicidade das práticas pedagógicas trouxeram confusão na construção de identidade das licenciaturas. É possível compreender os motivos que levaram a disciplina Arte, como é hoje, possuir em sua identidade diversas interpretações por toda a comunidade escolar que vai desde alunos, coordenadores, diretores, professores e administrativo. São costumeiras as experiências em que todos se reportam à disciplina Arte como “Artes” inclusive pelos próprios professores da cadeira. Sendo assim, a configuração atual, que está posta é: professores de Arte devem lecionar as quatro linguagens, mesmo tendo a formação em apenas uma delas, causando por vezes um sentimento de inadequação e descontentamento nos professores.Palavras-chave: Educação musical. Legislação Educacional Brasileira. Professores de música. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3067 10.18616/ce.v5i2.3067 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3067 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i2.3067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3067/2825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937930416128 |