MULTICULTURALISMO: OLHARES NECESSÁRIOS AOS TERRITÓRIOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3452 |
Resumo: | O artigo “Multiculturalismo: olhares necessários aos territórios e problematizações da construção da Base Nacional Comum” apresenta uma discussão sobre o contexto de um currículo multicultural, bem como explora conceitos relacionados a problemática: quais os indicativos de um currículo multicultural que estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum que vigore a respeito da pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. Autores como MOREIRA (2010), (MOREIRA & CANDAU, 2008), ANPED (2015), Apple (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum alicerçaram os estudos desse artigo. O objetivo desse estudo foi discutir o significado de um currículo multicultural presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e explicitado na Base Nacional Comum. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada compreendeu análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) e suas indicações para um currículo multicultural. A técnica da pesquisa foi a análise de conteúdo. Resultados preliminares apontam que os indicativos de um currículo multicultural presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum precisa conceber o contexto da sala de aula, as implicações em seu entorno e amplo debate de conhecimentos que compreendam e atue sobre a “realidade Cultural Contemporânea” (MOREIRA, 2010 p. 176) para que vigore o respeito e a pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. |
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MULTICULTURALISMO: OLHARES NECESSÁRIOS AOS TERRITÓRIOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUMO artigo “Multiculturalismo: olhares necessários aos territórios e problematizações da construção da Base Nacional Comum” apresenta uma discussão sobre o contexto de um currículo multicultural, bem como explora conceitos relacionados a problemática: quais os indicativos de um currículo multicultural que estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum que vigore a respeito da pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. Autores como MOREIRA (2010), (MOREIRA & CANDAU, 2008), ANPED (2015), Apple (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum alicerçaram os estudos desse artigo. O objetivo desse estudo foi discutir o significado de um currículo multicultural presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e explicitado na Base Nacional Comum. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada compreendeu análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) e suas indicações para um currículo multicultural. A técnica da pesquisa foi a análise de conteúdo. Resultados preliminares apontam que os indicativos de um currículo multicultural presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum precisa conceber o contexto da sala de aula, as implicações em seu entorno e amplo debate de conhecimentos que compreendam e atue sobre a “realidade Cultural Contemporânea” (MOREIRA, 2010 p. 176) para que vigore o respeito e a pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. UNESC2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/345210.18616/ce.v6i1.3452Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 6 n. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3452/3240Copyright (c) 2017 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauricio, Wanderleia Pereira DamasioAndrade, Izabel Cristina Feijó de2022-03-25T16:36:44Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3452Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:07.950965Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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