MULTICULTURALISMO: OLHARES NECESSÁRIOS AOS TERRITÓRIOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricio, Wanderleia Pereira Damasio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Izabel Cristina Feijó de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3452
Resumo: O artigo “Multiculturalismo: olhares necessários aos territórios e problematizações da construção da Base Nacional Comum” apresenta uma discussão sobre  o contexto  de um currículo multicultural, bem como explora conceitos relacionados a  problemática: quais os indicativos de um currículo multicultural que estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum que vigore a respeito da pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. Autores como MOREIRA (2010), (MOREIRA & CANDAU, 2008), ANPED (2015), Apple (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum alicerçaram os estudos desse artigo. O objetivo desse estudo foi discutir o significado de um currículo multicultural presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e explicitado na Base Nacional Comum. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada compreendeu análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) e suas indicações para um currículo multicultural. A técnica da pesquisa foi a análise de conteúdo. Resultados preliminares apontam que os indicativos de um currículo multicultural presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e que nos impulsionam para uma perspectiva de Base Nacional Comum precisa conceber o contexto da sala de aula, as implicações em seu entorno e amplo debate de conhecimentos que compreendam e atue sobre a “realidade Cultural Contemporânea” (MOREIRA, 2010 p. 176) para que vigore o respeito e a pluralidade de valores e culturas no âmbito educacional. 
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