Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107 |
Resumo: | Diante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60. |
id |
UFSC_cefa2dfa8df30cc86da826d0a3c8e007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203107 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeiraHistória da Educação MatemáticaImagensEducação FinanceiraDiante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60.2019-12-18T12:00:04Z2019-12-18T12:00:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107Souza, Jéssica Ignácio deFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:00:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203107Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:00:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
title |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
spellingShingle |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira Souza, Jéssica Ignácio de História da Educação Matemática Imagens Educação Financeira |
title_short |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
title_full |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
title_fullStr |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
title_full_unstemmed |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
title_sort |
Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira |
author |
Souza, Jéssica Ignácio de |
author_facet |
Souza, Jéssica Ignácio de Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jéssica Ignácio de Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Imagens Educação Financeira |
topic |
História da Educação Matemática Imagens Educação Financeira |
description |
Diante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18T12:00:04Z 2019-12-18T12:00:04Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652356608327680 |