FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Nozângela Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro, Gislaine Müller de, Spagnolo, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2810
Resumo: Este estudo apresenta a visão de estudantes do curso de Pedagogia, do 4º ao 10º período, do Centro de Formação de Professores/CFP, da cidade de Cajazeiras/PB, Campus pertencente à Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. O objetivo geral foi compreender a percepção dessas alunas, a partir da realidade de cada uma.  A pesquisa, de cunho qualitativo, levou em consideração o que elas pensam, sentem, ouvem, vêm, falam, fazem, suas dores e necessidades dentro e fora da universidade. Esse trabalho foi de extrema relevância, pois proporcionou momentos de escuta das estudantes, como pessoas que enfrentam várias dificuldades para estar na sala de aula, tais como: falta de apoio dos colegas devido o desprestígio econômico da docência. Apesar da satisfação demonstrada pelas alunas sobre o curso e a universidade que frequentam, bem como as perspectivas positivas quanto a profissão, sentem-se desvalorizadas mediante falas e opiniões de colegas e familiares.Palavras-chave: Estudantes; Educação Superior; Realidade; Perspectivas.
id UNESC-24_8449d82466f518aa8abb8976b6bd175f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2810
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSOEste estudo apresenta a visão de estudantes do curso de Pedagogia, do 4º ao 10º período, do Centro de Formação de Professores/CFP, da cidade de Cajazeiras/PB, Campus pertencente à Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. O objetivo geral foi compreender a percepção dessas alunas, a partir da realidade de cada uma.  A pesquisa, de cunho qualitativo, levou em consideração o que elas pensam, sentem, ouvem, vêm, falam, fazem, suas dores e necessidades dentro e fora da universidade. Esse trabalho foi de extrema relevância, pois proporcionou momentos de escuta das estudantes, como pessoas que enfrentam várias dificuldades para estar na sala de aula, tais como: falta de apoio dos colegas devido o desprestígio econômico da docência. Apesar da satisfação demonstrada pelas alunas sobre o curso e a universidade que frequentam, bem como as perspectivas positivas quanto a profissão, sentem-se desvalorizadas mediante falas e opiniões de colegas e familiares.Palavras-chave: Estudantes; Educação Superior; Realidade; Perspectivas.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/281010.18616/ce.v5i2.2810Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2810/2597Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Nozângela MariaCastro, Gislaine Müller deSpagnolo, Carla2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2810Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:00.192364Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
title FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
Rolim, Nozângela Maria
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA: VISÃO DE DISCENTES SOBRE O CURSO
author Rolim, Nozângela Maria
author_facet Rolim, Nozângela Maria
Castro, Gislaine Müller de
Spagnolo, Carla
author_role author
author2 Castro, Gislaine Müller de
Spagnolo, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Nozângela Maria
Castro, Gislaine Müller de
Spagnolo, Carla
description Este estudo apresenta a visão de estudantes do curso de Pedagogia, do 4º ao 10º período, do Centro de Formação de Professores/CFP, da cidade de Cajazeiras/PB, Campus pertencente à Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. O objetivo geral foi compreender a percepção dessas alunas, a partir da realidade de cada uma.  A pesquisa, de cunho qualitativo, levou em consideração o que elas pensam, sentem, ouvem, vêm, falam, fazem, suas dores e necessidades dentro e fora da universidade. Esse trabalho foi de extrema relevância, pois proporcionou momentos de escuta das estudantes, como pessoas que enfrentam várias dificuldades para estar na sala de aula, tais como: falta de apoio dos colegas devido o desprestígio econômico da docência. Apesar da satisfação demonstrada pelas alunas sobre o curso e a universidade que frequentam, bem como as perspectivas positivas quanto a profissão, sentem-se desvalorizadas mediante falas e opiniões de colegas e familiares.Palavras-chave: Estudantes; Educação Superior; Realidade; Perspectivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2810
10.18616/ce.v5i2.2810
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2810
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2810/2597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937282396160