REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Patricia Carlesso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muhl, Eldon Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4359
Resumo:  O corpo e sua educabilidade é um dos desafios mais importantes no contexto das sociedades plurais e complexas. O texto propõe-se refletir sobre as características que marcam a relação com o corpo na atualidade e as exigências que se estabelecem para que se possa desenvolver uma concepção de corporeidade que, pela educação, desenvolva o reconhecimento e a dignificação da corporeidade de cada indivíduo. Essas inquietações emergem de praticas docentes cotidianas em diferentes contextos formativos em que diversas constatações sobre o papel e o sentido do corpo revelam visões reducionistas e limitadoras, tanto no trato quanto nas concepções dos educandos sobre seu próprio corpo e o corpo do outro.Palavras-chave: Educação. Corpo.  Emoções. Corporeidade. Sociedades Plurais e Complexas.
id UNESC-24_b14613f52fd8f89ebe8f2fb8c77b7f54
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4359
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE O corpo e sua educabilidade é um dos desafios mais importantes no contexto das sociedades plurais e complexas. O texto propõe-se refletir sobre as características que marcam a relação com o corpo na atualidade e as exigências que se estabelecem para que se possa desenvolver uma concepção de corporeidade que, pela educação, desenvolva o reconhecimento e a dignificação da corporeidade de cada indivíduo. Essas inquietações emergem de praticas docentes cotidianas em diferentes contextos formativos em que diversas constatações sobre o papel e o sentido do corpo revelam visões reducionistas e limitadoras, tanto no trato quanto nas concepções dos educandos sobre seu próprio corpo e o corpo do outro.Palavras-chave: Educação. Corpo.  Emoções. Corporeidade. Sociedades Plurais e Complexas.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/435910.18616/ce.v9i2.4359Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 19Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 19Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 192317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4359/5387Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Patricia CarlessoMuhl, Eldon Henrique2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4359Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.395068Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
title REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
Marcelino, Patricia Carlesso
title_short REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
title_full REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
title_sort REFLEXÕES SOBRE O CORPO E SUA EDUCABILIDADE
author Marcelino, Patricia Carlesso
author_facet Marcelino, Patricia Carlesso
Muhl, Eldon Henrique
author_role author
author2 Muhl, Eldon Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Patricia Carlesso
Muhl, Eldon Henrique
description  O corpo e sua educabilidade é um dos desafios mais importantes no contexto das sociedades plurais e complexas. O texto propõe-se refletir sobre as características que marcam a relação com o corpo na atualidade e as exigências que se estabelecem para que se possa desenvolver uma concepção de corporeidade que, pela educação, desenvolva o reconhecimento e a dignificação da corporeidade de cada indivíduo. Essas inquietações emergem de praticas docentes cotidianas em diferentes contextos formativos em que diversas constatações sobre o papel e o sentido do corpo revelam visões reducionistas e limitadoras, tanto no trato quanto nas concepções dos educandos sobre seu próprio corpo e o corpo do outro.Palavras-chave: Educação. Corpo.  Emoções. Corporeidade. Sociedades Plurais e Complexas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4359
10.18616/ce.v9i2.4359
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4359
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.4359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4359/5387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 19
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 19
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 1 - 19
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938054148096