DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Maciel de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Míriam Glenlert de, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898
Resumo: Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas quatro primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso. 
id UNESC-24_b1d031b1ad9e2ab9e0661df5d017e486
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1898
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULEste estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas quatro primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso. UNESC2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898/1817Souza, Juliana Maciel deSouza, Míriam Glenlert deToassi, Ramona Fernanda Ceriottiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:30:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1898Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:57.047033Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Souza, Juliana Maciel de
title_short DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_full DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_sort DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A PARTIR DO REUNI: O CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
author Souza, Juliana Maciel de
author_facet Souza, Juliana Maciel de
Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Maciel de
Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
description Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas quatro primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1898/1817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936955240448