FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hoeller, Silvana Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2802
Resumo: Este artigo analisa uma proposta que teve por objetivo reinventar o processo de formação docente ao fundá-lo com base no diálogo e exercício constante da extensão e pesquisa como pressupostos do ensino. A metodologia que organiza esta análise tomou como referência os princípios da pesquisa qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados entrevistas com roteiros semiestruturados. Os sujeitos escolhidos foram egressos desse curso de formação e o critério foi ter uma representatividade de dos distintos municípios de origem dos sujeitos. Por meio da análise dos dados foi possível perceber que passar pela formação mexeu com os pensamentos/certezas que os professores e professoras tinham. Tivemos como principais interlocutores para fundamentação deste estudo: Freire, Gramsci, Nóvoa, Marx, Sousa Santos, Bardin, Bogdan e Biklen.Palavras-chave: Formação docente; Processos emancipatórios em educação; extensão-pesquisa-ensino.
id UNESC-24_b7b19f92f05cb273fcf52e62f061ec66
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2802
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?Este artigo analisa uma proposta que teve por objetivo reinventar o processo de formação docente ao fundá-lo com base no diálogo e exercício constante da extensão e pesquisa como pressupostos do ensino. A metodologia que organiza esta análise tomou como referência os princípios da pesquisa qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados entrevistas com roteiros semiestruturados. Os sujeitos escolhidos foram egressos desse curso de formação e o critério foi ter uma representatividade de dos distintos municípios de origem dos sujeitos. Por meio da análise dos dados foi possível perceber que passar pela formação mexeu com os pensamentos/certezas que os professores e professoras tinham. Tivemos como principais interlocutores para fundamentação deste estudo: Freire, Gramsci, Nóvoa, Marx, Sousa Santos, Bardin, Bogdan e Biklen.Palavras-chave: Formação docente; Processos emancipatórios em educação; extensão-pesquisa-ensino.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280210.18616/ce.v5i2.2802Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2802/2589Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Maurício Cesar VitóriaHoeller, Silvana Cássia2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2802Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.872067Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
title FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
title_short FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
title_full FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE: HÁ POSSIBILIDADES PARA ALÉM DO INSTITUÍDO?
author Fagundes, Maurício Cesar Vitória
author_facet Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Hoeller, Silvana Cássia
author_role author
author2 Hoeller, Silvana Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Hoeller, Silvana Cássia
description Este artigo analisa uma proposta que teve por objetivo reinventar o processo de formação docente ao fundá-lo com base no diálogo e exercício constante da extensão e pesquisa como pressupostos do ensino. A metodologia que organiza esta análise tomou como referência os princípios da pesquisa qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados entrevistas com roteiros semiestruturados. Os sujeitos escolhidos foram egressos desse curso de formação e o critério foi ter uma representatividade de dos distintos municípios de origem dos sujeitos. Por meio da análise dos dados foi possível perceber que passar pela formação mexeu com os pensamentos/certezas que os professores e professoras tinham. Tivemos como principais interlocutores para fundamentação deste estudo: Freire, Gramsci, Nóvoa, Marx, Sousa Santos, Bardin, Bogdan e Biklen.Palavras-chave: Formação docente; Processos emancipatórios em educação; extensão-pesquisa-ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2802
10.18616/ce.v5i2.2802
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2802
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2802/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937270861824