USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregolin, Maíra Valencise
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Camargo, Evani Andreatta Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5032
Resumo: O presente artigo tem como finalidade apresentar reflexões quanto ao uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais, em que há alunos em processo de inclusão, com o olhar direcionado à formação docente. Nessa investigação, procuramos compreender como os docentes se apropriam das tecnologias em seus contextos de aula, em suas práticas pedagógicas no cotidiano, de maneira que nos forneça bases norteadoras para a formação docente quanto ao uso de ferramentas de criação de narrativas digitais. Levantamos questões que orientaram nossa reflexão, procurando entender de que maneira o uso dessas ferramentas possibilitaria ao professor elaborar estratégias que favoreçam a inclusão. Ao conduzir as práticas pedagógicas, procuramos compreender como essas ferramentas poderiam servir de suporte ao professor. A fundamentação teórica resgata importantes autores dos temas que permeiam a pesquisa. A ecologia das mídias, escola do pensamento científico que permitem essa reflexão, tem se destacado pela ênfase no estudo do impacto cultural das tecnologias e dos meios de comunicação nas sociedades, por uma perspectiva histórica dos meios. Olhamos os dados sob a perspectiva histórico-cultural, em que a análise é interpretativa, instaurada em um contexto sócio-histórico. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa tendo como instrumentos de coleta as notas de campo, o grupo focal e entrevistas. Conduzimos intervenções com uso dos aplicativos Toontastic e Educreations. Procuramos identificar as principais dificuldades observadas pelos professores, suas reflexões quanto às suas práticas e possibilidades de transformação. Os resultados obtidos até o momento são encorajadores, indicando que as ferramentas digitais, como Educreations e Toontastic enquanto instrumento de acessibilidade e inclusão, podem auxiliar o professor favorecendo a comunicação e socialização entre os aprendizes. Como impacto direto da experiências conduzidas, identificamos que as professoras sentiram-se seguras e motivadas em modificar suas práticas e experimentar novas formas de ensinar.
id UNESC-24_baa5b89774409e23c42479e520f632a6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5032
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTEO presente artigo tem como finalidade apresentar reflexões quanto ao uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais, em que há alunos em processo de inclusão, com o olhar direcionado à formação docente. Nessa investigação, procuramos compreender como os docentes se apropriam das tecnologias em seus contextos de aula, em suas práticas pedagógicas no cotidiano, de maneira que nos forneça bases norteadoras para a formação docente quanto ao uso de ferramentas de criação de narrativas digitais. Levantamos questões que orientaram nossa reflexão, procurando entender de que maneira o uso dessas ferramentas possibilitaria ao professor elaborar estratégias que favoreçam a inclusão. Ao conduzir as práticas pedagógicas, procuramos compreender como essas ferramentas poderiam servir de suporte ao professor. A fundamentação teórica resgata importantes autores dos temas que permeiam a pesquisa. A ecologia das mídias, escola do pensamento científico que permitem essa reflexão, tem se destacado pela ênfase no estudo do impacto cultural das tecnologias e dos meios de comunicação nas sociedades, por uma perspectiva histórica dos meios. Olhamos os dados sob a perspectiva histórico-cultural, em que a análise é interpretativa, instaurada em um contexto sócio-histórico. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa tendo como instrumentos de coleta as notas de campo, o grupo focal e entrevistas. Conduzimos intervenções com uso dos aplicativos Toontastic e Educreations. Procuramos identificar as principais dificuldades observadas pelos professores, suas reflexões quanto às suas práticas e possibilidades de transformação. Os resultados obtidos até o momento são encorajadores, indicando que as ferramentas digitais, como Educreations e Toontastic enquanto instrumento de acessibilidade e inclusão, podem auxiliar o professor favorecendo a comunicação e socialização entre os aprendizes. Como impacto direto da experiências conduzidas, identificamos que as professoras sentiram-se seguras e motivadas em modificar suas práticas e experimentar novas formas de ensinar.UNESC2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/503210.18616/ce.v8i1.5032Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5032/4577Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGregolin, Maíra ValenciseCamargo, Evani Andreatta Amaral2020-08-05T09:56:08Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5032Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.620399Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Gregolin, Maíra Valencise
title_short USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Gregolin, Maíra Valencise
author_facet Gregolin, Maíra Valencise
Camargo, Evani Andreatta Amaral
author_role author
author2 Camargo, Evani Andreatta Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregolin, Maíra Valencise
Camargo, Evani Andreatta Amaral
description O presente artigo tem como finalidade apresentar reflexões quanto ao uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais, em que há alunos em processo de inclusão, com o olhar direcionado à formação docente. Nessa investigação, procuramos compreender como os docentes se apropriam das tecnologias em seus contextos de aula, em suas práticas pedagógicas no cotidiano, de maneira que nos forneça bases norteadoras para a formação docente quanto ao uso de ferramentas de criação de narrativas digitais. Levantamos questões que orientaram nossa reflexão, procurando entender de que maneira o uso dessas ferramentas possibilitaria ao professor elaborar estratégias que favoreçam a inclusão. Ao conduzir as práticas pedagógicas, procuramos compreender como essas ferramentas poderiam servir de suporte ao professor. A fundamentação teórica resgata importantes autores dos temas que permeiam a pesquisa. A ecologia das mídias, escola do pensamento científico que permitem essa reflexão, tem se destacado pela ênfase no estudo do impacto cultural das tecnologias e dos meios de comunicação nas sociedades, por uma perspectiva histórica dos meios. Olhamos os dados sob a perspectiva histórico-cultural, em que a análise é interpretativa, instaurada em um contexto sócio-histórico. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa tendo como instrumentos de coleta as notas de campo, o grupo focal e entrevistas. Conduzimos intervenções com uso dos aplicativos Toontastic e Educreations. Procuramos identificar as principais dificuldades observadas pelos professores, suas reflexões quanto às suas práticas e possibilidades de transformação. Os resultados obtidos até o momento são encorajadores, indicando que as ferramentas digitais, como Educreations e Toontastic enquanto instrumento de acessibilidade e inclusão, podem auxiliar o professor favorecendo a comunicação e socialização entre os aprendizes. Como impacto direto da experiências conduzidas, identificamos que as professoras sentiram-se seguras e motivadas em modificar suas práticas e experimentar novas formas de ensinar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5032
10.18616/ce.v8i1.5032
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5032
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.5032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5032/4577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938325729280