Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209 |
Resumo: | Inovações tecnológicas e comunicacionais possibilitadas pelo digital em rede, caracterizam a sociedade contemporânea e fazem emergir novos modos de produção, socialização e educação. Novos ‘espaçotempos’ se delineiam. Ciberespaço e cidades se entrelaçam e se complementam. Imagens estáticas e, em movimento, sons e textos escritos abrem espaços para novas formas de criação. Para melhor compreensão de como as narrativas audiovisuais digitais contribuem para a tessitura do conhecimento em rede de aprendizagens presencial e online, objetivamos, neste estudo, identificar letramentos digitais emergentes, a partir das conversas e narrativas dos praticantes culturais, que teve como campo de pesquisa a disciplina Prática e Pesquisa Pedagógica (PPP), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, durante o primeiro e segundo semestres de 2019. Nesse contexto, dialogamos com os pressupostos teóricos da Cibercultura (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010, Santaella, 2004, 2007, 2013 e Santos, 2005, 2014, 2019) com os estudos sobre letramento(s) e letramentos digitais (Freire, 2004; Soares, 2009; Rojo, 2012, 2013, 2019). Em termos metodológicos, optamos pela ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019). Para isso, bricolamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino,1998; Macedo, 2012), com a abordagem dos cotidianos (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas e Alves, 2019). Durante a pesquisa engendramos atos de currículo (Macedo, 2010), apoiados em dispositivos diversos (Ardoino, 1998), o que possibilitou a emersão de letramentos digitais, em diferentes gêneros e formatos, a partir das análises das narrativas que emergiram no decorrer da pesquisa. Entre esses letramentos, destacam-se: os letramentos midiáticos, sociais, políticos, crítico e racial crítico, entre outros. |
id |
UERJ_e5cb734fd2698316e3e14607b451d2ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/17209 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docenteDigital literacies enhanced by audiovisual narratives in teacher educationDigital literaciesMultiple languagesCybercultureAudiovisualsLetramentos digitaisMúltiplas linguagensCiberculturaAudiovisuaisLinguagem e CulturaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInovações tecnológicas e comunicacionais possibilitadas pelo digital em rede, caracterizam a sociedade contemporânea e fazem emergir novos modos de produção, socialização e educação. Novos ‘espaçotempos’ se delineiam. Ciberespaço e cidades se entrelaçam e se complementam. Imagens estáticas e, em movimento, sons e textos escritos abrem espaços para novas formas de criação. Para melhor compreensão de como as narrativas audiovisuais digitais contribuem para a tessitura do conhecimento em rede de aprendizagens presencial e online, objetivamos, neste estudo, identificar letramentos digitais emergentes, a partir das conversas e narrativas dos praticantes culturais, que teve como campo de pesquisa a disciplina Prática e Pesquisa Pedagógica (PPP), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, durante o primeiro e segundo semestres de 2019. Nesse contexto, dialogamos com os pressupostos teóricos da Cibercultura (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010, Santaella, 2004, 2007, 2013 e Santos, 2005, 2014, 2019) com os estudos sobre letramento(s) e letramentos digitais (Freire, 2004; Soares, 2009; Rojo, 2012, 2013, 2019). Em termos metodológicos, optamos pela ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019). Para isso, bricolamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino,1998; Macedo, 2012), com a abordagem dos cotidianos (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas e Alves, 2019). Durante a pesquisa engendramos atos de currículo (Macedo, 2010), apoiados em dispositivos diversos (Ardoino, 1998), o que possibilitou a emersão de letramentos digitais, em diferentes gêneros e formatos, a partir das análises das narrativas que emergiram no decorrer da pesquisa. Entre esses letramentos, destacam-se: os letramentos midiáticos, sociais, políticos, crítico e racial crítico, entre outros.Technological and communicative innovations made possible by digital networks characterize contemporary society and generate new modes of production, socialization and education. New times and spaces are described. Cyberspace and cities intertwine and complement each other. Static and moving images, sounds and written texts open spaces for new forms of creation. For a better understanding of how digital audiovisual narratives contribute to the fabric of knowledge in a face-to-face and online learning network, we aim, in this study, to identify emerging digital literacies, from the conversations and narratives of cultural practitioners, whose field of research was the discipline Practical and Pedagogical Research (PPP), from the Pedagogy course at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã campus, during the first and second semesters of 2019. In this context, we dialogue with the theoretical assumptions of Cyberculture (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010; Santaella, 2004, 2007, 2013 and Santos, 2005, 2014, 2019) with studies on literacy and digital literacy (Freire, 2004; Soares, 2009, 2012; Rojo, 2009, 2012, 2013, 2019). In methodological terms, we opted for cyber research training (Santos, 2005, 2014, 2019). For this, we apply the principles of multireference (Ardoino, 1998; Macedo, 2012), with the focus of everyday life (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas and Alves, 2019). During the research, we devised curricular acts (Macedo, 2010), supported by different devices (Ardoino, 1998), which allowed the emergence of digital literacies, in different genres and formats, based on the analysis of the narratives that emerged during the research. Among these literacies, we highlight: media literacy, social, political, critical and racial criticism, among others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoSeixas, Luciana Velloso da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5854415485261255Couto Junior, Dilton Ribeiro dohttp://lattes.cnpq.br/3583771162535417Cardoso, Janaina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2399231900578015Amaral, Mirian Maia dohttp://lattes.cnpq.br/6493381786772205Reis, Tamires Elaine Barbosa2022-03-04T17:36:41Z2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Tamires Elaine Barbosa. Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:04:34Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente Digital literacies enhanced by audiovisual narratives in teacher education |
title |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
spellingShingle |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente Reis, Tamires Elaine Barbosa Digital literacies Multiple languages Cyberculture Audiovisuals Letramentos digitais Múltiplas linguagens Cibercultura Audiovisuais Linguagem e Cultura CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
title_full |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
title_fullStr |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
title_full_unstemmed |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
title_sort |
Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente |
author |
Reis, Tamires Elaine Barbosa |
author_facet |
Reis, Tamires Elaine Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Luciana Velloso da Silva http://lattes.cnpq.br/5854415485261255 Couto Junior, Dilton Ribeiro do http://lattes.cnpq.br/3583771162535417 Cardoso, Janaina da Silva http://lattes.cnpq.br/2399231900578015 Amaral, Mirian Maia do http://lattes.cnpq.br/6493381786772205 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Tamires Elaine Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital literacies Multiple languages Cyberculture Audiovisuals Letramentos digitais Múltiplas linguagens Cibercultura Audiovisuais Linguagem e Cultura CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Digital literacies Multiple languages Cyberculture Audiovisuals Letramentos digitais Múltiplas linguagens Cibercultura Audiovisuais Linguagem e Cultura CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Inovações tecnológicas e comunicacionais possibilitadas pelo digital em rede, caracterizam a sociedade contemporânea e fazem emergir novos modos de produção, socialização e educação. Novos ‘espaçotempos’ se delineiam. Ciberespaço e cidades se entrelaçam e se complementam. Imagens estáticas e, em movimento, sons e textos escritos abrem espaços para novas formas de criação. Para melhor compreensão de como as narrativas audiovisuais digitais contribuem para a tessitura do conhecimento em rede de aprendizagens presencial e online, objetivamos, neste estudo, identificar letramentos digitais emergentes, a partir das conversas e narrativas dos praticantes culturais, que teve como campo de pesquisa a disciplina Prática e Pesquisa Pedagógica (PPP), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, durante o primeiro e segundo semestres de 2019. Nesse contexto, dialogamos com os pressupostos teóricos da Cibercultura (Lemos, 2003; Silva, 2003, 2010, Santaella, 2004, 2007, 2013 e Santos, 2005, 2014, 2019) com os estudos sobre letramento(s) e letramentos digitais (Freire, 2004; Soares, 2009; Rojo, 2012, 2013, 2019). Em termos metodológicos, optamos pela ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019). Para isso, bricolamos os princípios da multirreferencialidade (Ardoino,1998; Macedo, 2012), com a abordagem dos cotidianos (Certeau, 2013; Alves, 2008; Andrade, Caldas e Alves, 2019). Durante a pesquisa engendramos atos de currículo (Macedo, 2010), apoiados em dispositivos diversos (Ardoino, 1998), o que possibilitou a emersão de letramentos digitais, em diferentes gêneros e formatos, a partir das análises das narrativas que emergiram no decorrer da pesquisa. Entre esses letramentos, destacam-se: os letramentos midiáticos, sociais, políticos, crítico e racial crítico, entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 2022-03-04T17:36:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Tamires Elaine Barbosa. Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209 |
identifier_str_mv |
REIS, Tamires Elaine Barbosa. Letramentos digitais potencializados por narrativas audiovisuais na formação docente. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990664383201280 |