CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005 |
Resumo: | Apresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil. |
id |
UNESC-24_d3e0a2b7574890740d8cc0872b92548e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6005 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXAApresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/600510.18616/ce.v9i3.6005Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 92-112Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 92-112Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 92-1122317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005/5513Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerg, Juliana BBlum Vestena, Carla LucianeLobo, Cristina Costa-2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6005Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.562123Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
title |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
spellingShingle |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA Berg, Juliana B |
title_short |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
title_full |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
title_fullStr |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
title_full_unstemmed |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
title_sort |
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA |
author |
Berg, Juliana B |
author_facet |
Berg, Juliana B Blum Vestena, Carla Luciane Lobo, Cristina Costa- |
author_role |
author |
author2 |
Blum Vestena, Carla Luciane Lobo, Cristina Costa- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berg, Juliana B Blum Vestena, Carla Luciane Lobo, Cristina Costa- |
description |
Apresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005 10.18616/ce.v9i3.6005 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005/5513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 92-112 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 92-112 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 92-112 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938390740992 |