CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berg, Juliana B
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Blum Vestena, Carla Luciane, Lobo, Cristina Costa-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005
Resumo: Apresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil.
id UNESC-24_d3e0a2b7574890740d8cc0872b92548e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6005
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXAApresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/600510.18616/ce.v9i3.6005Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 92-112Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 92-112Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 92-1122317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005/5513Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerg, Juliana BBlum Vestena, Carla LucianeLobo, Cristina Costa-2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6005Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.562123Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
title CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
spellingShingle CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
Berg, Juliana B
title_short CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
title_full CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
title_fullStr CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
title_sort CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA COMPLEXA
author Berg, Juliana B
author_facet Berg, Juliana B
Blum Vestena, Carla Luciane
Lobo, Cristina Costa-
author_role author
author2 Blum Vestena, Carla Luciane
Lobo, Cristina Costa-
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berg, Juliana B
Blum Vestena, Carla Luciane
Lobo, Cristina Costa-
description Apresentamos ensaio teórico para reflexão e crítica relativa à criatividade na educação contemporânea em perspectiva da Teoria de Complexidade. Sob viés filosófico de Edgar Morin pretendemos oferecer conhecimento que coloque em movimento vários elementos complementares, transcendentes e concorrentes antes que se possa afirmar que houve criatividade. Para tanto, nos concentramos na compreensão da pessoa da criatividade, do potencial, dos estímulos, das frustrações, do processo de desenvolvimento, métricas, assim como treino cognitivo e o ambiente escolar. Nossos contributos participam de tese em desenvolvimento, financiada pela Capes, junto a Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005
10.18616/ce.v9i3.6005
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6005/5513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 92-112
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 92-112
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 92-112
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938390740992