ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvingel, Cláudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Giongo, Ieda Maria, Munhoz, Angélica Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560
Resumo: O presente artigo consiste em compreender a emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Esta, de cunho qualitativo, gerou o material da pesquisa constituído por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, com três docentes que ocupavam cargos administrativos, sendo responsáveis pela condução da proposta e técnica de grupo focal com nove docentes que atuavam no Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual localizada num pequeno município gaúcho à época da pesquisa. Também foram analisados os documentos base da Proposta e demais pertinentes ao estudo, reportagens constantes em dois jornais da região bem como as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucaultianas, em especial suas noções de enunciação e discurso. A análise destes materiais permitiu inferir que “novo” é um discurso que já vem sendo produzido há muito tempo no campo educacional.
id UNESC-24_ddc6223b135f1d0ceaa29826a2983205
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3560
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?O presente artigo consiste em compreender a emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Esta, de cunho qualitativo, gerou o material da pesquisa constituído por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, com três docentes que ocupavam cargos administrativos, sendo responsáveis pela condução da proposta e técnica de grupo focal com nove docentes que atuavam no Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual localizada num pequeno município gaúcho à época da pesquisa. Também foram analisados os documentos base da Proposta e demais pertinentes ao estudo, reportagens constantes em dois jornais da região bem como as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucaultianas, em especial suas noções de enunciação e discurso. A análise destes materiais permitiu inferir que “novo” é um discurso que já vem sendo produzido há muito tempo no campo educacional.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/356010.18616/ce.v7i1.3560Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560/3872Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchvingel, CláudiaGiongo, Ieda MariaMunhoz, Angélica Vier2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3560Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.288863Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
title ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
spellingShingle ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
Schvingel, Cláudia
title_short ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
title_full ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
title_fullStr ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
title_sort ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
author Schvingel, Cláudia
author_facet Schvingel, Cláudia
Giongo, Ieda Maria
Munhoz, Angélica Vier
author_role author
author2 Giongo, Ieda Maria
Munhoz, Angélica Vier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schvingel, Cláudia
Giongo, Ieda Maria
Munhoz, Angélica Vier
description O presente artigo consiste em compreender a emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Esta, de cunho qualitativo, gerou o material da pesquisa constituído por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, com três docentes que ocupavam cargos administrativos, sendo responsáveis pela condução da proposta e técnica de grupo focal com nove docentes que atuavam no Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual localizada num pequeno município gaúcho à época da pesquisa. Também foram analisados os documentos base da Proposta e demais pertinentes ao estudo, reportagens constantes em dois jornais da região bem como as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucaultianas, em especial suas noções de enunciação e discurso. A análise destes materiais permitiu inferir que “novo” é um discurso que já vem sendo produzido há muito tempo no campo educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560
10.18616/ce.v7i1.3560
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.3560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560/3872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937960824832