ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO O QUE HÁ DE NOVO NA PROPOSTA?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3560 |
Resumo: | O presente artigo consiste em compreender a emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Esta, de cunho qualitativo, gerou o material da pesquisa constituído por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, com três docentes que ocupavam cargos administrativos, sendo responsáveis pela condução da proposta e técnica de grupo focal com nove docentes que atuavam no Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual localizada num pequeno município gaúcho à época da pesquisa. Também foram analisados os documentos base da Proposta e demais pertinentes ao estudo, reportagens constantes em dois jornais da região bem como as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucaultianas, em especial suas noções de enunciação e discurso. A análise destes materiais permitiu inferir que “novo” é um discurso que já vem sendo produzido há muito tempo no campo educacional. |
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O presente artigo consiste em compreender a emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Esta, de cunho qualitativo, gerou o material da pesquisa constituído por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, com três docentes que ocupavam cargos administrativos, sendo responsáveis pela condução da proposta e técnica de grupo focal com nove docentes que atuavam no Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual localizada num pequeno município gaúcho à época da pesquisa. Também foram analisados os documentos base da Proposta e demais pertinentes ao estudo, reportagens constantes em dois jornais da região bem como as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucaultianas, em especial suas noções de enunciação e discurso. A análise destes materiais permitiu inferir que “novo” é um discurso que já vem sendo produzido há muito tempo no campo educacional. |
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