POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LÓGICA DO ALINHAMENTO: UM ESTUDO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giareta, Paulo Fioravante
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2458
Resumo: O presente trabalho recorte de uma pesquisa mais ampla articulada ao exercícioanalítico do autor no contexto da construção de sua tese de doutoramento naUniversidade Federal do Paraná – UFPR e ao projeto de pesquisa que coordena naUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS sob o título de PedagogiaUniversitária para Formação de Professores e Qualidade da Educação Básica, tempor objeto central discutir as políticas de formação de professores face ao cenáriode disciplinamento político epistemológico que emana das políticas dealinhamento no contexto educacional contemporâneo. O referido alinhamento éestudado a partir da análise do impacto destas às Diretrizes Curriculares para osCursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática.Responde, assim, pelo objetivo de analisar e compreender a aproximação daspolíticas de formação de professores no sistema educacional brasileiro àsorientações fundantes destas políticas de consenso com ampla divulgação pelosorganismos internacionais. Metodologicamente a análise pauta-se pelaabordagem dialética, auxiliada pela técnica de coleta de dados denominadaanálise documental, que por sua vez se aporta a técnica de análise de conteúdo.Os documentos analisados respondem centralmente pelos Pareceres eResoluções que instituem as Diretrizes Curriculares dos referidos Cursos deLicenciatura. A pesquisa evidencia que as diretrizes curriculares respondem poruma funcionalidade disciplinadora e adaptativa da política de formação deprofessores via centralidade conferida à denominada teoria das competênciasque, por sua vez, indica responder adequadamente tanto à necessáriaracionalização do progressivo centralismo e controle da oferta educacional,quanto o disciplinamento de dispositivos capazes de promoção dos, tambémnecessários, movimentos de flexibilização dos projetos de formação conformedemanda os ordenamentos produtivos atuais.
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