O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5092 |
Resumo: | Dentre os diversos aspectos que determinam o alto nível de complexidade que envolve a formação docente inicial, destacamos aqui a ausência de um diálogo maior entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Essa falta de conexão fica mais evidente quando os futuros professores retornam para a Educação Básica na condição de estagiários, momento que se apresenta de grande potencial para uma análise dessa aproximação conexão entre o ambiente formativo e o profissional. Nesse texto, apresentamos uma pesquisa que buscou investigar quais aspectos são destacados em relatos de estágio por futuros professores de Matemática em formação inicial. O corpus da pesquisa consistiu em seis relatórios de estágio relativos à experiência de regência no Ensino Médio. Para a análise dos dados, utilizamos de elementos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, elencamos e analisamos quatro categorias: infraestrutura do colégio onde cumpriram o estágio; a tentativa dos estagiários em implementar atividades ou condutas diferentes das adotadas pelos professores regentes da turma; a insegurança dos agentes escolares em admitir o estagiário como regente; e a necessidade da reestruturação dos cursos de Licenciatura em Matemática. |
id |
UNESC-24_f1daadff5e3f4178d9ea6c0c7fd4e211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5092 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORESDentre os diversos aspectos que determinam o alto nível de complexidade que envolve a formação docente inicial, destacamos aqui a ausência de um diálogo maior entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Essa falta de conexão fica mais evidente quando os futuros professores retornam para a Educação Básica na condição de estagiários, momento que se apresenta de grande potencial para uma análise dessa aproximação conexão entre o ambiente formativo e o profissional. Nesse texto, apresentamos uma pesquisa que buscou investigar quais aspectos são destacados em relatos de estágio por futuros professores de Matemática em formação inicial. O corpus da pesquisa consistiu em seis relatórios de estágio relativos à experiência de regência no Ensino Médio. Para a análise dos dados, utilizamos de elementos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, elencamos e analisamos quatro categorias: infraestrutura do colégio onde cumpriram o estágio; a tentativa dos estagiários em implementar atividades ou condutas diferentes das adotadas pelos professores regentes da turma; a insegurança dos agentes escolares em admitir o estagiário como regente; e a necessidade da reestruturação dos cursos de Licenciatura em Matemática.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/509210.18616/ce.v9i2.5092Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 142Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 142Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 1422317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5092/5393Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fábio AlexandreStirle, Ariele Rodrigues2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5092Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.145844Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
title |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
spellingShingle |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES Borges, Fábio Alexandre |
title_short |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
title_full |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
title_fullStr |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
title_sort |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS EDUCADORES |
author |
Borges, Fábio Alexandre |
author_facet |
Borges, Fábio Alexandre Stirle, Ariele Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Stirle, Ariele Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fábio Alexandre Stirle, Ariele Rodrigues |
description |
Dentre os diversos aspectos que determinam o alto nível de complexidade que envolve a formação docente inicial, destacamos aqui a ausência de um diálogo maior entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Essa falta de conexão fica mais evidente quando os futuros professores retornam para a Educação Básica na condição de estagiários, momento que se apresenta de grande potencial para uma análise dessa aproximação conexão entre o ambiente formativo e o profissional. Nesse texto, apresentamos uma pesquisa que buscou investigar quais aspectos são destacados em relatos de estágio por futuros professores de Matemática em formação inicial. O corpus da pesquisa consistiu em seis relatórios de estágio relativos à experiência de regência no Ensino Médio. Para a análise dos dados, utilizamos de elementos da Análise Textual Discursiva. Como resultados, elencamos e analisamos quatro categorias: infraestrutura do colégio onde cumpriram o estágio; a tentativa dos estagiários em implementar atividades ou condutas diferentes das adotadas pelos professores regentes da turma; a insegurança dos agentes escolares em admitir o estagiário como regente; e a necessidade da reestruturação dos cursos de Licenciatura em Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5092 10.18616/ce.v9i2.5092 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5092 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.5092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5092/5393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 142 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 142 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 117 - 142 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938345652224 |