ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2465 |
Resumo: | O texto analisa o processo de constituição dos profissionais da educação nocampo formativo tomando como princípio a perspectiva interdisciplinar dese pensar sob a intervenção significadora da prática simbólica. Para tanto,apoia-se em estudos científicos da área, assim como em experiênciavivenciadas nos cursos de formação continuada e pesquisa do cotidianoenvolvendo professores e gestores da educação básica. Compreende-se queo caminho formativo perpassa por instituições como família, escola e igrejaalém do conjunto das culturas e as regras existentes que vão desenhando omodo peculiar, pessoal e individual da história de cada um. Na prática ospadrões de comportamento definem modos de agir e viver que podem serdesvelados por meio do autoconhecimento que, juntamente com aautoformação concorre para a autonomia de si ao desvelar oscondicionamentos da estrutura social sob o prisma da consciênciacognoscitiva e avaliativa instalando as representações daquilo que osindividualiza e, junto aos pares os torna sujeitos coletivos. |
id |
UNESC-24_f494cbd2cc8a872dd95cb3fb85335e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2465 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃOO texto analisa o processo de constituição dos profissionais da educação nocampo formativo tomando como princípio a perspectiva interdisciplinar dese pensar sob a intervenção significadora da prática simbólica. Para tanto,apoia-se em estudos científicos da área, assim como em experiênciavivenciadas nos cursos de formação continuada e pesquisa do cotidianoenvolvendo professores e gestores da educação básica. Compreende-se queo caminho formativo perpassa por instituições como família, escola e igrejaalém do conjunto das culturas e as regras existentes que vão desenhando omodo peculiar, pessoal e individual da história de cada um. Na prática ospadrões de comportamento definem modos de agir e viver que podem serdesvelados por meio do autoconhecimento que, juntamente com aautoformação concorre para a autonomia de si ao desvelar oscondicionamentos da estrutura social sob o prisma da consciênciacognoscitiva e avaliativa instalando as representações daquilo que osindividualiza e, junto aos pares os torna sujeitos coletivos.UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/246510.18616/ce.v5i1.2465Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2465/2340Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Lucrécia Stringhetta2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2465Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.716499Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
title |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
spellingShingle |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO Mello, Lucrécia Stringhetta |
title_short |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
title_full |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
title_fullStr |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
title_sort |
ENTRE A PALAVRA E A AÇÃO: A FORMAÇÃO E A AUTOFORMAÇÃO |
author |
Mello, Lucrécia Stringhetta |
author_facet |
Mello, Lucrécia Stringhetta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Lucrécia Stringhetta |
description |
O texto analisa o processo de constituição dos profissionais da educação nocampo formativo tomando como princípio a perspectiva interdisciplinar dese pensar sob a intervenção significadora da prática simbólica. Para tanto,apoia-se em estudos científicos da área, assim como em experiênciavivenciadas nos cursos de formação continuada e pesquisa do cotidianoenvolvendo professores e gestores da educação básica. Compreende-se queo caminho formativo perpassa por instituições como família, escola e igrejaalém do conjunto das culturas e as regras existentes que vão desenhando omodo peculiar, pessoal e individual da história de cada um. Na prática ospadrões de comportamento definem modos de agir e viver que podem serdesvelados por meio do autoconhecimento que, juntamente com aautoformação concorre para a autonomia de si ao desvelar oscondicionamentos da estrutura social sob o prisma da consciênciacognoscitiva e avaliativa instalando as representações daquilo que osindividualiza e, junto aos pares os torna sujeitos coletivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2465 10.18616/ce.v5i1.2465 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2465 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i1.2465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2465/2340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937240453120 |