Enfrentando a evasão universitária: o caso do projeto tutorias no curso de Zootecnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velleda Caldas, Nádia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sacco dos Anjos, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6284
Resumo: O sistema de ensino superior no Brasil se ampliou e se complexificou ao longo das três últimas décadas. Não obstante, no aludido período a evasão e o abandono têm sido uma constante tanto no âmbito das instituições públicas como privadas. Em boa medida a evasão escolar, em seus diversos níveis, acaba por alimentar a perversa dinâmica dos jovens que não estudam nem trabalham (fenômeno “nem-nem”) que incide no Brasil e em diversos países do planeta. O foco do presente artigo se insere no âmbito das pesquisas relacionadas com a evasão no ensino superior. Nesse estudo analisamos os dados de investigação realizada em uma universidade pública do sul do Brasil e dentro de um curso específico (Zootecnia) onde foi levado a efeito uma iniciativa concreta de enfrentamento às altas taxas de evasão. A filosofia do projeto se assentava no esforço por criar uma atmosfera de acolhimento para os alunos ingressantes, instituindo a figura do professor tutor e do aluno madrinha ou padrinho. Os dados mostram uma avaliação positiva por parte do público-alvo do projeto, bem como a geração de informações que visam aperfeiçoar o seu funcionamento.
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