Enfrentando a evasão universitária: o caso do projeto tutorias no curso de Zootecnia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6284 |
Resumo: | O sistema de ensino superior no Brasil se ampliou e se complexificou ao longo das três últimas décadas. Não obstante, no aludido período a evasão e o abandono têm sido uma constante tanto no âmbito das instituições públicas como privadas. Em boa medida a evasão escolar, em seus diversos níveis, acaba por alimentar a perversa dinâmica dos jovens que não estudam nem trabalham (fenômeno “nem-nem”) que incide no Brasil e em diversos países do planeta. O foco do presente artigo se insere no âmbito das pesquisas relacionadas com a evasão no ensino superior. Nesse estudo analisamos os dados de investigação realizada em uma universidade pública do sul do Brasil e dentro de um curso específico (Zootecnia) onde foi levado a efeito uma iniciativa concreta de enfrentamento às altas taxas de evasão. A filosofia do projeto se assentava no esforço por criar uma atmosfera de acolhimento para os alunos ingressantes, instituindo a figura do professor tutor e do aluno madrinha ou padrinho. Os dados mostram uma avaliação positiva por parte do público-alvo do projeto, bem como a geração de informações que visam aperfeiçoar o seu funcionamento. |
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Enfrentando a evasão universitária: o caso do projeto tutorias no curso de ZootecniaO sistema de ensino superior no Brasil se ampliou e se complexificou ao longo das três últimas décadas. Não obstante, no aludido período a evasão e o abandono têm sido uma constante tanto no âmbito das instituições públicas como privadas. Em boa medida a evasão escolar, em seus diversos níveis, acaba por alimentar a perversa dinâmica dos jovens que não estudam nem trabalham (fenômeno “nem-nem”) que incide no Brasil e em diversos países do planeta. O foco do presente artigo se insere no âmbito das pesquisas relacionadas com a evasão no ensino superior. Nesse estudo analisamos os dados de investigação realizada em uma universidade pública do sul do Brasil e dentro de um curso específico (Zootecnia) onde foi levado a efeito uma iniciativa concreta de enfrentamento às altas taxas de evasão. A filosofia do projeto se assentava no esforço por criar uma atmosfera de acolhimento para os alunos ingressantes, instituindo a figura do professor tutor e do aluno madrinha ou padrinho. Os dados mostram uma avaliação positiva por parte do público-alvo do projeto, bem como a geração de informações que visam aperfeiçoar o seu funcionamento.UNESC2021-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/628410.18616/rdsd.v7i1.6284Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; v. 7 n. 1 (2021): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 153-166Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 7 No. 1 (2021): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 153-166Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 153-1662446-549610.18616/rdsd.v7i1reponame:Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debateinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6284/5803Copyright (c) 2021 Desenvolvimento Socioeconômico em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessVelleda Caldas, NádiaSacco dos Anjos, Flávio2022-11-14T18:37:27Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6284Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/PUBhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/oai2446-54962446-5496opendoar:2022-11-14T18:37:27Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
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