Jogos didáticos como instrumento de aprendizagem: o "jogo do engenho"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133170 |
Resumo: | A aprendizagem tem sido frequentemente associada a padrões convencionais.Mais que isso, apresenta um mundo pronto, definitivo,diante do qual a criança e o jovem se constituem como simples expectadores.Poderíamos dizer, sobre o conteudo dessa educação formal,aquilo que Roland Barthes (1) fala a respeito dos brinquedos: prefigurameles literalmente o universo das funções adultas; o mundo não é"inventado", mas dado e utilizado; em outras palavras, quando se éapenas o "proprietário" de alguma coisa (brinquedo ou conteudo),não há nenhum caminho a percorrer. A possibilidade de solução, invenção,criação fica irremediavelmente tolhida. |
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Jogos didáticos como instrumento de aprendizagem: o "jogo do engenho"jogosaprendizagemjogo do EngenhoA aprendizagem tem sido frequentemente associada a padrões convencionais.Mais que isso, apresenta um mundo pronto, definitivo,diante do qual a criança e o jovem se constituem como simples expectadores.Poderíamos dizer, sobre o conteudo dessa educação formal,aquilo que Roland Barthes (1) fala a respeito dos brinquedos: prefigurameles literalmente o universo das funções adultas; o mundo não é"inventado", mas dado e utilizado; em outras palavras, quando se éapenas o "proprietário" de alguma coisa (brinquedo ou conteudo),não há nenhum caminho a percorrer. A possibilidade de solução, invenção,criação fica irremediavelmente tolhida.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1975-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/13317010.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133170Revista de História; v. 52 n. 103 (2) (1975); 651-655Revista de História; Vol. 52 No. 103 (2) (1975); 651-655Revista de História; Vol. 52 Núm. 103 (2) (1975); 651-6552316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133170/129272Copyright (c) 1975 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Ana Maria de Almeida2023-03-16T19:42:51Zoai:revistas.usp.br:article/133170Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2023-03-16T19:42:51Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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