Jogos didáticos como instrumento de aprendizagem: o "jogo do engenho"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ana Maria de Almeida
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133170
Resumo: A aprendizagem tem sido frequentemente associada a padrões convencionais.Mais que isso, apresenta um mundo pronto, definitivo,diante do qual a criança e o jovem se constituem como simples expectadores.Poderíamos dizer, sobre o conteudo dessa educação formal,aquilo que Roland Barthes (1) fala a respeito dos brinquedos: prefigurameles literalmente o universo das funções adultas; o mundo não é"inventado", mas dado e utilizado; em outras palavras, quando se éapenas o "proprietário" de alguma coisa (brinquedo ou conteudo),não há nenhum caminho a percorrer. A possibilidade de solução, invenção,criação fica irremediavelmente tolhida.
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