Malhado ou malhadiço: a escravidão na sátira barroca
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18600 |
Resumo: | Através do estudo da sátira enquanto gênero, o autor elabora as inter-relações entre forma e discursos locais, os topoi retóricos e a sociedade em que viveu Gregorio de Matos. A sátira é ortodoxa. As convenções retóricas reforçam o campo institucional de modo que reafirmam os padrões morais e hierárquicos normativos da época. As referências aos mulatos reforçam os preconceitos da sociedade bahiana, enquanto topoi e persona realçam a hierarquia ibérica. Convenções e fatos históricos se complementam enquanto reforço dos padrões dominantes na sátira de Gregório de Matos. Gênero misto, a sátira dramatiza no desenvolvimento dos temas e na elaboração de seus personagens as contradições entre latifundio açucareiro e a sociedade bahiana. |
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Malhado ou malhadiço: a escravidão na sátira barroca escravismosátira barrocatopoipersonapadrões normativossociedadediscursos locaisslaverybarroque satiretopoipersonanormative patterns Através do estudo da sátira enquanto gênero, o autor elabora as inter-relações entre forma e discursos locais, os topoi retóricos e a sociedade em que viveu Gregorio de Matos. A sátira é ortodoxa. As convenções retóricas reforçam o campo institucional de modo que reafirmam os padrões morais e hierárquicos normativos da época. As referências aos mulatos reforçam os preconceitos da sociedade bahiana, enquanto topoi e persona realçam a hierarquia ibérica. Convenções e fatos históricos se complementam enquanto reforço dos padrões dominantes na sátira de Gregório de Matos. Gênero misto, a sátira dramatiza no desenvolvimento dos temas e na elaboração de seus personagens as contradições entre latifundio açucareiro e a sociedade bahiana. This critique of the satirical poetry of Gregorio de Matos opposes the barroque satire as formal rethorics and as a referential for specific historical and local discourses. The literary conventions reinforces institutional values in such a way that satire is an orthodox reinforcement of normative values. Other alternative or critical perspectives are out of the discursive possibilities. As a mixed genre, the satire dramatizes themes thro conventional topoi and persona, as well as essential contradictions and social tensions within slave colonial society of Bahia. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1989-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1860010.11606/issn.2316-9141.v0i120p163-181Revista de História; n. 120 (1989); 163-181Revista de História; No. 120 (1989); 163-181Revista de História; Núm. 120 (1989); 163-1812316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18600/20663Copyright (c) 1989 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessHansen, João Adolfo2013-11-04T13:06:02Zoai:revistas.usp.br:article/18600Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2013-11-04T13:06:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Através do estudo da sátira enquanto gênero, o autor elabora as inter-relações entre forma e discursos locais, os topoi retóricos e a sociedade em que viveu Gregorio de Matos. A sátira é ortodoxa. As convenções retóricas reforçam o campo institucional de modo que reafirmam os padrões morais e hierárquicos normativos da época. As referências aos mulatos reforçam os preconceitos da sociedade bahiana, enquanto topoi e persona realçam a hierarquia ibérica. Convenções e fatos históricos se complementam enquanto reforço dos padrões dominantes na sátira de Gregório de Matos. Gênero misto, a sátira dramatiza no desenvolvimento dos temas e na elaboração de seus personagens as contradições entre latifundio açucareiro e a sociedade bahiana. |
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