Gráficos na Mídia Impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Milka Rossana G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Natrielli, Karla Renata B., Guimarães, Gilda Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038
Resumo: Este artigo faz parte de estudo maior que teve como objetivo analisar gráficos veiculados na mídia impressa considerando três tipos de suporte: um jornal diário, uma revista semanal e uma mensal. Constatamos nesses suportes uma ampla utilização de gráficos, inclusive numa mesma reportagem. Observamos diferentes relações entre texto e gráfico, desde a descrição e análise do gráfico no texto até gráficos que não fazem parte da reportagem, mantendo apenas ligações temáticas com a mesma. Ressaltamos que apenas 6% dos gráficos analisados apresentavam a escala explícita e 39% das escalas apresentaram erro de proporcionalidade. Consideramos que esta pesquisa vem ratificar a importância do ensino-aprendizagem deste eixo matemático devido a sua presença constante no cotidiano dos indivíduos e da necessidade de compreensão destes para o desenvolvimento de uma atitude cidadã.
id UNESP-14_09cbc5e84d88ef21f6023085f37f7dcc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4038
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Gráficos na Mídia ImpressaGráficos. Mídia impressa. CidadaniaEste artigo faz parte de estudo maior que teve como objetivo analisar gráficos veiculados na mídia impressa considerando três tipos de suporte: um jornal diário, uma revista semanal e uma mensal. Constatamos nesses suportes uma ampla utilização de gráficos, inclusive numa mesma reportagem. Observamos diferentes relações entre texto e gráfico, desde a descrição e análise do gráfico no texto até gráficos que não fazem parte da reportagem, mantendo apenas ligações temáticas com a mesma. Ressaltamos que apenas 6% dos gráficos analisados apresentavam a escala explícita e 39% das escalas apresentaram erro de proporcionalidade. Consideramos que esta pesquisa vem ratificar a importância do ensino-aprendizagem deste eixo matemático devido a sua presença constante no cotidiano dos indivíduos e da necessidade de compreensão destes para o desenvolvimento de uma atitude cidadã.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 733-7511980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038/3275Cavalcanti, Milka Rossana G.Natrielli, Karla Renata B.Guimarães, Gilda Lisbôainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4038Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gráficos na Mídia Impressa
title Gráficos na Mídia Impressa
spellingShingle Gráficos na Mídia Impressa
Cavalcanti, Milka Rossana G.
Gráficos. Mídia impressa. Cidadania
title_short Gráficos na Mídia Impressa
title_full Gráficos na Mídia Impressa
title_fullStr Gráficos na Mídia Impressa
title_full_unstemmed Gráficos na Mídia Impressa
title_sort Gráficos na Mídia Impressa
author Cavalcanti, Milka Rossana G.
author_facet Cavalcanti, Milka Rossana G.
Natrielli, Karla Renata B.
Guimarães, Gilda Lisbôa
author_role author
author2 Natrielli, Karla Renata B.
Guimarães, Gilda Lisbôa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Milka Rossana G.
Natrielli, Karla Renata B.
Guimarães, Gilda Lisbôa
dc.subject.por.fl_str_mv Gráficos. Mídia impressa. Cidadania
topic Gráficos. Mídia impressa. Cidadania
description Este artigo faz parte de estudo maior que teve como objetivo analisar gráficos veiculados na mídia impressa considerando três tipos de suporte: um jornal diário, uma revista semanal e uma mensal. Constatamos nesses suportes uma ampla utilização de gráficos, inclusive numa mesma reportagem. Observamos diferentes relações entre texto e gráfico, desde a descrição e análise do gráfico no texto até gráficos que não fazem parte da reportagem, mantendo apenas ligações temáticas com a mesma. Ressaltamos que apenas 6% dos gráficos analisados apresentavam a escala explícita e 39% das escalas apresentaram erro de proporcionalidade. Consideramos que esta pesquisa vem ratificar a importância do ensino-aprendizagem deste eixo matemático devido a sua presença constante no cotidiano dos indivíduos e da necessidade de compreensão destes para o desenvolvimento de uma atitude cidadã.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038/3275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 733-751
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873895530496