Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulin, Juliana França Viol
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969
Resumo: Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.
id UNESP-14_129e93cf8250c77d14827f64b53a036c
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9969
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São PauloEducação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa. Metanáliseapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1084-11141980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969/7291Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulin, Juliana França ViolMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9969Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
title Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
spellingShingle Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
Paulin, Juliana França Viol
Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.
title_short Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
title_full Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
title_fullStr Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
title_full_unstemmed Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
title_sort Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
author Paulin, Juliana França Viol
author_facet Paulin, Juliana França Viol
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
author_role author
author2 Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulin, Juliana França Viol
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.
topic Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.
description Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa. Metanálise
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969/7291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1084-1114
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875538649088