Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise. |
id |
UNESP-14_129e93cf8250c77d14827f64b53a036c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9969 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São PauloEducação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa. Metanáliseapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1084-11141980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969/7291Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulin, Juliana França ViolMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9969Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
title |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
spellingShingle |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo Paulin, Juliana França Viol Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise. |
title_short |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
title_full |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
title_fullStr |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
title_sort |
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo |
author |
Paulin, Juliana França Viol |
author_facet |
Paulin, Juliana França Viol Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra |
author_role |
author |
author2 |
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulin, Juliana França Viol Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise. |
topic |
Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise. |
description |
Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância Online. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Mapeamento. Metanálise. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa. Metanálise |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9969/7291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1084-1114 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875538649088 |