A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karatas, Ilhan
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guven, Bulent, Cekmez, Erdem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406
Resumo: Abstract The aim of this study is to reveal concept development and the way limit and continuity concepts are understood by students from different levels of education. For this purpose, a test comprising open-ended questions about verbal, algebraic and graphical representations of concepts was administered to students from different levels of education. When students’ understandings of limit and continuity concepts are compared, the pre-service teachers in their 3rd year of study were found much less successful than other students in algebraic, verbal and graphical representations of limit and continuity concepts. It may be recommended that when designing instructional activities verbal, graphical and algebraic representations should be prioritized to enhance the development of students’ interpretation skills of different representations of functions. Keywords: Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study A Compreensão dos Conceitos de Limite e Continuidade: um estudo desenvolvido com alunos em distintos momentos de um curso de formação inicial para professores Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os conceitos de limite e continuidade são compreendidos por estudantes em diferentes momentos de formação. Para isso, foi aplicado a esses alunos um teste composto por questões abertas no qual foram privilegiadas as representações verbais, algébricas e geométricas (gráficas) de funções. O estudo das compreensões manifestadas nos testes revela que os estudantes, futuros professores, em seu terceiro ano de formação, apresentam maiores problemas que os demais alunos quanto aos conceitos em questão. Disso decorre a recomendação de que, quando elaborando atividades instrucionais, representações verbais, visuais e geométricas (gráficas) devem ser priorizadas de modo a viabilizar o desenvolvimento de estratégias interpretativas adequadas que permitam trabalhar com diferentes representações de funções. Palavras-chave: Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).
id UNESP-14_2edc8d240089faeb09d837646dd58b82
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3406
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity ConceptsMathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study. ----------------------------------Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).Abstract The aim of this study is to reveal concept development and the way limit and continuity concepts are understood by students from different levels of education. For this purpose, a test comprising open-ended questions about verbal, algebraic and graphical representations of concepts was administered to students from different levels of education. When students’ understandings of limit and continuity concepts are compared, the pre-service teachers in their 3rd year of study were found much less successful than other students in algebraic, verbal and graphical representations of limit and continuity concepts. It may be recommended that when designing instructional activities verbal, graphical and algebraic representations should be prioritized to enhance the development of students’ interpretation skills of different representations of functions. Keywords: Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study A Compreensão dos Conceitos de Limite e Continuidade: um estudo desenvolvido com alunos em distintos momentos de um curso de formação inicial para professores Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os conceitos de limite e continuidade são compreendidos por estudantes em diferentes momentos de formação. Para isso, foi aplicado a esses alunos um teste composto por questões abertas no qual foram privilegiadas as representações verbais, algébricas e geométricas (gráficas) de funções. O estudo das compreensões manifestadas nos testes revela que os estudantes, futuros professores, em seu terceiro ano de formação, apresentam maiores problemas que os demais alunos quanto aos conceitos em questão. Disso decorre a recomendação de que, quando elaborando atividades instrucionais, representações verbais, visuais e geométricas (gráficas) devem ser priorizadas de modo a viabilizar o desenvolvimento de estratégias interpretativas adequadas que permitam trabalhar com diferentes representações de funções. Palavras-chave: Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 245-2641980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406/3715Karatas, IlhanGuven, BulentCekmez, Erdeminfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/3406Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
title A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
spellingShingle A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
Karatas, Ilhan
Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study. ----------------------------------Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).
title_short A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
title_full A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
title_fullStr A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
title_full_unstemmed A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
title_sort A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Limit and Continuity Concepts
author Karatas, Ilhan
author_facet Karatas, Ilhan
Guven, Bulent
Cekmez, Erdem
author_role author
author2 Guven, Bulent
Cekmez, Erdem
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karatas, Ilhan
Guven, Bulent
Cekmez, Erdem
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study. ----------------------------------Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).
topic Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study. ----------------------------------Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).
description Abstract The aim of this study is to reveal concept development and the way limit and continuity concepts are understood by students from different levels of education. For this purpose, a test comprising open-ended questions about verbal, algebraic and graphical representations of concepts was administered to students from different levels of education. When students’ understandings of limit and continuity concepts are compared, the pre-service teachers in their 3rd year of study were found much less successful than other students in algebraic, verbal and graphical representations of limit and continuity concepts. It may be recommended that when designing instructional activities verbal, graphical and algebraic representations should be prioritized to enhance the development of students’ interpretation skills of different representations of functions. Keywords: Mathematics Education. Limit and Continuity Concepts. Cross-Age Study A Compreensão dos Conceitos de Limite e Continuidade: um estudo desenvolvido com alunos em distintos momentos de um curso de formação inicial para professores Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os conceitos de limite e continuidade são compreendidos por estudantes em diferentes momentos de formação. Para isso, foi aplicado a esses alunos um teste composto por questões abertas no qual foram privilegiadas as representações verbais, algébricas e geométricas (gráficas) de funções. O estudo das compreensões manifestadas nos testes revela que os estudantes, futuros professores, em seu terceiro ano de formação, apresentam maiores problemas que os demais alunos quanto aos conceitos em questão. Disso decorre a recomendação de que, quando elaborando atividades instrucionais, representações verbais, visuais e geométricas (gráficas) devem ser priorizadas de modo a viabilizar o desenvolvimento de estratégias interpretativas adequadas que permitam trabalhar com diferentes representações de funções. Palavras-chave: Educação Matemática. Limite e Continuidade. Estudo comparativo transversal (por idade).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3406/3715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 245-264
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873850441728