Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos. |
id |
UNESP-14_43bb57cf643c7ba90d12f8697bb1c9af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4036 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de MatemáticaEducação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática.Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 683-7131980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036/3273Machado, Milene CarneiroFrade, CristinaFalcão, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4036Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
title |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
spellingShingle |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática Machado, Milene Carneiro Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática. |
title_short |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
title_full |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
title_fullStr |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
title_full_unstemmed |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
title_sort |
Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática |
author |
Machado, Milene Carneiro |
author_facet |
Machado, Milene Carneiro Frade, Cristina Falcão, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Frade, Cristina Falcão, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Milene Carneiro Frade, Cristina Falcão, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática. |
topic |
Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática. |
description |
Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036/3273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 683-713 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873893433344 |