Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Milene Carneiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Frade, Cristina, Falcão, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos.
id UNESP-14_43bb57cf643c7ba90d12f8697bb1c9af
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4036
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de MatemáticaEducação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática.Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 683-7131980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036/3273Machado, Milene CarneiroFrade, CristinaFalcão, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4036Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
title Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
spellingShingle Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
Machado, Milene Carneiro
Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática.
title_short Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
title_full Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
title_fullStr Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
title_full_unstemmed Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
title_sort Influência de Aspectos Afetivos na Relação entre Professor e Alunos em Sala de Aula de Matemática
author Machado, Milene Carneiro
author_facet Machado, Milene Carneiro
Frade, Cristina
Falcão, Jorge
author_role author
author2 Frade, Cristina
Falcão, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Milene Carneiro
Frade, Cristina
Falcão, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática.
topic Educação Matemática. Afetividade e Aprendizagem. Valores e Atitudes na Sala de Aula de Matemática.
description Este artigo relata uma pesquisa realizada numa escola pública de Belo Horizonte em que se examinou, em termos de valores, a prática de dois professores de matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e as correspondentes reações afetivas dos alunos sobre suas aprendizagens e desdobramentos. Os protocolos, oriundos de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram analisados de maneira qualitativa. A análise fornece subsídios de que a intensidade e a qualidade afetivas da interação entre professor e alunos influenciam de maneira significativa as crenças, os sentimentos e as atitudes destes em relação à matemática, notadamente no que se refere a suas percepções acerca da qualidade e do modo de ensino a que foram submetidos. Tais achados sugerem implicações pedagógicas, relevantes no campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de matemática, acerca de melhor compreensão e consideração da influência exercida pelos valores e atitudes dos professores sobre a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4036/3273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 683-713
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873893433344