Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Maroni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265
Resumo: Este artigo visa a apresentação de um produto educacional, um caderno de atividades com recomendação de uso para sala de aula do ensino fundamental e médio, que teve como argumentos teóricos as investigações realizadas na dissertação de Mestrado Profissional em ensino de Matemática. Objetivamos, com esse estudo, analisar algumas das potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e na aprendizagem de trigonometria. Adotamos as concepções da Didática da Matemática no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com os recursos de um software de geometria dinâmica e atividades investigativas. Para tanto, descrevemos brevemente a estrutura do caderno de atividades, apresentando as teorias que o fundamentaram e os objetivos que nortearam sua elaboração. Palavras-chave: Produto Educacional. Software de Geometria Dinâmica. Atividades Investigativas.
id UNESP-14_5fa4d2da3493298ea96b2d4751d7bf3f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8265
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebraEste artigo visa a apresentação de um produto educacional, um caderno de atividades com recomendação de uso para sala de aula do ensino fundamental e médio, que teve como argumentos teóricos as investigações realizadas na dissertação de Mestrado Profissional em ensino de Matemática. Objetivamos, com esse estudo, analisar algumas das potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e na aprendizagem de trigonometria. Adotamos as concepções da Didática da Matemática no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com os recursos de um software de geometria dinâmica e atividades investigativas. Para tanto, descrevemos brevemente a estrutura do caderno de atividades, apresentando as teorias que o fundamentaram e os objetivos que nortearam sua elaboração. Palavras-chave: Produto Educacional. Software de Geometria Dinâmica. Atividades Investigativas.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 631 - 6441980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265/5839Lopes, Maria Maroniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8265Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
title Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
spellingShingle Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
Lopes, Maria Maroni
title_short Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
title_full Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
title_fullStr Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
title_full_unstemmed Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
title_sort Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra
author Lopes, Maria Maroni
author_facet Lopes, Maria Maroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Maroni
description Este artigo visa a apresentação de um produto educacional, um caderno de atividades com recomendação de uso para sala de aula do ensino fundamental e médio, que teve como argumentos teóricos as investigações realizadas na dissertação de Mestrado Profissional em ensino de Matemática. Objetivamos, com esse estudo, analisar algumas das potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e na aprendizagem de trigonometria. Adotamos as concepções da Didática da Matemática no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com os recursos de um software de geometria dinâmica e atividades investigativas. Para tanto, descrevemos brevemente a estrutura do caderno de atividades, apresentando as teorias que o fundamentaram e os objetivos que nortearam sua elaboração. Palavras-chave: Produto Educacional. Software de Geometria Dinâmica. Atividades Investigativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8265/5839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 631 - 644
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874819325952