A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruggiero, Marta Abdelnur
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Basso, Itacy Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542
Resumo: Este trabalho concentrou-se no estudo do capítulo sobre Porcentagem, v. 6a serie, da única coleção de Matemática recomendada com distinção pelo MEC, para as últimas séries do Ensino Fundamental. Para a análise, foram adotados os mesmos critérios que o PNLD definiu para avaliar os livros destinados as escolas, porém, interpretados numa perspectiva crítica. Ao relacionar os critérios do Guia de Livros Didáticos com o propagado no Manual do Professor e o conteúdo apresentado no livro analisado, logramos perceber a lógica utilizada pelos autores no desenvolvimento dos conceitos, a proposta pedagógica presente no manual do professor e os objetivos e finalidades subjacentes ao texto didático. O resultado da análise não foi coincidente com a avaliação do MEC.
id UNESP-14_63f5e8fb937bf9fa50e848d6dde57fa6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10542
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-CulturalEste trabalho concentrou-se no estudo do capítulo sobre Porcentagem, v. 6a serie, da única coleção de Matemática recomendada com distinção pelo MEC, para as últimas séries do Ensino Fundamental. Para a análise, foram adotados os mesmos critérios que o PNLD definiu para avaliar os livros destinados as escolas, porém, interpretados numa perspectiva crítica. Ao relacionar os critérios do Guia de Livros Didáticos com o propagado no Manual do Professor e o conteúdo apresentado no livro analisado, logramos perceber a lógica utilizada pelos autores no desenvolvimento dos conceitos, a proposta pedagógica presente no manual do professor e os objetivos e finalidades subjacentes ao texto didático. O resultado da análise não foi coincidente com a avaliação do MEC.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 20 (2003); 17-361980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542/6948Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRuggiero, Marta AbdelnurBasso, Itacy Salgado2015-09-24T13:14:58Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10542Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T13:14:58Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
title A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
spellingShingle A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
Ruggiero, Marta Abdelnur
title_short A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
title_full A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
title_fullStr A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
title_full_unstemmed A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
title_sort A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural
author Ruggiero, Marta Abdelnur
author_facet Ruggiero, Marta Abdelnur
Basso, Itacy Salgado
author_role author
author2 Basso, Itacy Salgado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruggiero, Marta Abdelnur
Basso, Itacy Salgado
description Este trabalho concentrou-se no estudo do capítulo sobre Porcentagem, v. 6a serie, da única coleção de Matemática recomendada com distinção pelo MEC, para as últimas séries do Ensino Fundamental. Para a análise, foram adotados os mesmos critérios que o PNLD definiu para avaliar os livros destinados as escolas, porém, interpretados numa perspectiva crítica. Ao relacionar os critérios do Guia de Livros Didáticos com o propagado no Manual do Professor e o conteúdo apresentado no livro analisado, logramos perceber a lógica utilizada pelos autores no desenvolvimento dos conceitos, a proposta pedagógica presente no manual do professor e os objetivos e finalidades subjacentes ao texto didático. O resultado da análise não foi coincidente com a avaliação do MEC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10542/6948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 20 (2003); 17-36
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875868950528