Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
id |
UNESP-14_68a24de12a3713c7f567730a57986afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9835 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMAMeta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-TeoriaTecnologias da Informação e Comunicação.Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1115-11401980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/7292https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/10458Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Marcelo de CarvalhoAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite deChiari, Aparecida Santana de Souza2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9835Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
title |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
spellingShingle |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA Borba, Marcelo de Carvalho Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria Tecnologias da Informação e Comunicação. |
title_short |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
title_full |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
title_fullStr |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
title_sort |
Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA |
author |
Borba, Marcelo de Carvalho |
author_facet |
Borba, Marcelo de Carvalho Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de Chiari, Aparecida Santana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de Chiari, Aparecida Santana de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Marcelo de Carvalho Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de Chiari, Aparecida Santana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria Tecnologias da Informação e Comunicação. |
topic |
Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria Tecnologias da Informação e Comunicação. |
description |
Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/7292 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/10458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1115-1140 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875472588800 |