Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Marcelo de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de, Chiari, Aparecida Santana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835
Resumo: Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UNESP-14_68a24de12a3713c7f567730a57986afd
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9835
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMAMeta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-TeoriaTecnologias da Informação e Comunicação.Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1115-11401980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/7292https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/10458Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Marcelo de CarvalhoAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite deChiari, Aparecida Santana de Souza2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9835Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
title Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
spellingShingle Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
Borba, Marcelo de Carvalho
Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria
Tecnologias da Informação e Comunicação.
title_short Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
title_full Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
title_fullStr Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
title_sort Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
author Borba, Marcelo de Carvalho
author_facet Borba, Marcelo de Carvalho
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Chiari, Aparecida Santana de Souza
author_role author
author2 Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Chiari, Aparecida Santana de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Chiari, Aparecida Santana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria
Tecnologias da Informação e Comunicação.
topic Meta-Análise. Educação Matemática. Teoria-Prática. Prática-Teoria
Tecnologias da Informação e Comunicação.
description Neste artigo apresentamos uma análise das pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais e seu uso na sala de aula de Matemática no Brasil. Nosso cenário de investigação foi constituído pelas publicações que abordaram essa temática nos trinta anos de existência da revista BOLEMA. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise dos textos encontrados na busca por convergências entre eles, combinando elementos da pesquisa bibliográfica, estado da arte e da meta-análise. Identificamos dois tipos de relação entre teoria e prática, o primeiro no qual os autores, a partir de algumas atividades realizadas, teorizavam seus resultados e o segundo em que os autores, pautando-se em resultados de pesquisa, realizavam intervenções em sala de aula ou em outros ambientes educacionais. Entendemos que os artigos analisados indicam que, no contexto dos trabalhos publicados sobre Tecnologias Digitais, a pesquisa em Educação Matemática contempla constantemente teoria e prática de forma dinâmica, fugindo de extremos que oscilam entre o pragmatismo imediatista e a teorização pura. Palavras-Chave: Estado da Arte. Meta-Análise. Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/7292
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9835/10458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1115-1140
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875472588800