Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Carla Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979
Resumo: Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada.
id UNESP-14_7c9563c4e6ed8d6b14c44e5c0c6feb23
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4979
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemáticoEducação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada.Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórica.application/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 303-3211980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979/5527Pompeu, Carla Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:01:15Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4979Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:01:15Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
title Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
spellingShingle Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
Pompeu, Carla Cristina
Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada.
title_short Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
title_full Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
title_fullStr Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
title_full_unstemmed Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
title_sort Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
author Pompeu, Carla Cristina
author_facet Pompeu, Carla Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Carla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada.
topic Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada.
description Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979/5527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 303-321
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873959493632