Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada. |
id |
UNESP-14_7c9563c4e6ed8d6b14c44e5c0c6feb23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4979 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemáticoEducação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada.Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórica.application/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 303-3211980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979/5527Pompeu, Carla Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:01:15Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4979Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:01:15Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
title |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
spellingShingle |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático Pompeu, Carla Cristina Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada. |
title_short |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
title_full |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
title_fullStr |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
title_full_unstemmed |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
title_sort |
Aula de Matemática: as relações entre o sujeito e o conhecimento matemático |
author |
Pompeu, Carla Cristina |
author_facet |
Pompeu, Carla Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Carla Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada. |
topic |
Educação matemática. Prática social. Relação com o saber matemático. Aprendizagem situada. |
description |
Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático – escolar ou não – e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola. Palavras-chave: Educação Matemática. Prática Social. Relação com o Saber Matemático. Aprendizagem Situada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4979/5527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 45 (2013); 303-321 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873959493632 |