Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Marjúnia Edita Zimmer
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge.
id UNESP-14_81ea9a10b5a02918495a42dad304facc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4596
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da TrigonometriaEducação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 43-731980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596/3702Klein, Marjúnia Edita ZimmerCosta, Sayonara Salvador Cabral dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4596Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
title Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
spellingShingle Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
Klein, Marjúnia Edita Zimmer
Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.
title_short Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
title_full Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
title_fullStr Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
title_full_unstemmed Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
title_sort Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
author Klein, Marjúnia Edita Zimmer
author_facet Klein, Marjúnia Edita Zimmer
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
author_role author
author2 Costa, Sayonara Salvador Cabral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Marjúnia Edita Zimmer
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.
topic Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.
description Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596/3702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 43-73
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873931182080