Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Romildo Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788
Resumo: Nesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.
id UNILASALLE-2_e472b8113407a656fc9b6fc07952b21a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6788
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamentalEnsino de MatemáticaEnsino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem SignificativaNesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCruz, Romildo PereiraQuartieri, Marli Teresinha2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/678810.18316/recc.v26i3.6788Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-182236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:23Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6788Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:23Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
Cruz, Romildo Pereira
Ensino de Matemática
Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa
title_short Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort Investigando conhecimentos prévios de trigonometria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
author Cruz, Romildo Pereira
author_facet Cruz, Romildo Pereira
Quartieri, Marli Teresinha
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Romildo Pereira
Quartieri, Marli Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa
topic Ensino de Matemática
Ensino de Matemática; Trigonometria; Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa
description Nesse artigo apresentamos um recorte do estudo desenvolvido no âmbito de uma tese em Ensino, com 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa acerca da trigonometria no triângulo retângulo. O mesmo visou nortear o encadeamento de uma sequência didática sobre o ensino de trigonometria no triângulo retângulo, de modo a elencar as principais contribuições e possíveis alternativas para desenvolver um ensino significativo para o aluno. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores. De acordo com os resultados, podemos concluir que os alunos tinham conhecimentos prévios acerca de: trigonometria, relações métricas no triângulo, triângulo retângulo, ângulo, semelhança de triângulos, teorema de Tales, entre outros. Os dados coletados e analisados nessa fase corroboraram para reestruturação/construção da sequência didática pensada para esse nível de ensino, que norteou as ações seguintes desenvolvidas no contexto da tese.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788
10.18316/recc.v26i3.6788
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i3.6788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6788/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-18
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871229730816