A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamplona, Admur Severino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Dione Lucchesi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091
Resumo: Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher.
id UNESP-14_85fc06a0dc3f17fe84a79133316e6602
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5091
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de PráticaEducação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática.Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 351-3661980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091/4010Pamplona, Admur SeverinoCarvalho, Dione Lucchesi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5091Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
title A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
spellingShingle A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
Pamplona, Admur Severino
Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática.
title_short A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
title_full A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
title_fullStr A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
title_full_unstemmed A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
title_sort A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
author Pamplona, Admur Severino
author_facet Pamplona, Admur Severino
Carvalho, Dione Lucchesi de
author_role author
author2 Carvalho, Dione Lucchesi de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pamplona, Admur Severino
Carvalho, Dione Lucchesi de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática.
topic Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática.
description Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091/4010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 351-366
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873961590784