A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher. |
id |
UNESP-14_85fc06a0dc3f17fe84a79133316e6602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5091 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de PráticaEducação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática.Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 351-3661980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091/4010Pamplona, Admur SeverinoCarvalho, Dione Lucchesi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5091Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
title |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
spellingShingle |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática Pamplona, Admur Severino Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. |
title_short |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
title_full |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
title_fullStr |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
title_full_unstemmed |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
title_sort |
A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática |
author |
Pamplona, Admur Severino |
author_facet |
Pamplona, Admur Severino Carvalho, Dione Lucchesi de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Dione Lucchesi de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pamplona, Admur Severino Carvalho, Dione Lucchesi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. |
topic |
Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. |
description |
Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o exercício de poder no interior da comunidade de prática cujo domínio é a Educação Estatística. Surgida no contexto de uma pesquisa sobre a formação Estatística do professor de Matemática, ela ressalta e discute a existência de relações de poder desenvolvidas pelas comunidades de prática envolvidas nesta formação. Esta reflexão é relevante, visto que as pessoas que produzem conhecimento nesta área parecem ter dificuldades de exercer plenamente esse poder, já que há duas vertentes na Educação Estatística: uma oriunda da Educação e a outra da Estatística / Matemática. A pesquisa evidenciou que o poder se exerce pelo conhecimento e através de relações emancipatórias, concluindo-se que na Educação Estatística deve-se buscar o equilíbrio entre o conhecimento da Educação e o da Estatística / Matemática. Palavras-chave: Educação Estatística. Relações de Poder. Comunidades de Prática. Formação de Professor de Matemática. Statistics Education and Power Relations in Communities of Practice Abstract This paper presents a reflection on the exercise of power within the community of practice whose domain is Statistics Education. Addressing issues that arose in the context of research on the statistical training received by mathematics teachers, the focus is on the existence of power relations developed by communities of practice involved in this training. This reflection is relevant because those who produce knowledge in this area seem to have difficulty to fully exercise this power, as there are two strands in Statistics Education: one originating from the field of Education and the other from Statistics / Mathematics. Since the research demonstrated that power is exercised by knowledge and through emancipator relationships, it is concluded that Statistics Education should seek a balance between knowledge of Education and Statistics /Mathematics. Keywords: Statistics Education. Power Relations. Community of Practice. Formation Statistical of the Mathematics Teacher. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5091/4010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 351-366 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873961590784 |