O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Javaroni, Sueli Liberatti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zampieri, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906
Resumo: Esse artigo tem o propósito de apresentar o projeto Mapeamento do uso das tecnologias de informação nas aulas de Matemática do Estado de São Paulo, bem como os resultados oriundos do mosaico de pesquisas que constituem esse projeto. Além disso, apresentamos e discutimos uma ação de formação continuada que ocorreu no período de agosto a novembro de 2014 na cidade de Bauru, que se refere a um curso de extensão universitária. Para tanto, dialogamos com uma literatura dentro da Educação Matemática, que aponta que o uso das TIC pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, porém há empecilhos que dificultam esse uso nas escolas. Em seguida, trazemos os resultados iniciais do projeto, frutos de pesquisas que o compõem, as quais seguem uma abordagem metodológica qualitativa. Diante disso, posicionamos esse curso de extensão universitária, que por sua vez, teve o objetivo de fomentar o uso das TIC nas práticas de professores de Matemática da Educação Básica. Finalmente, argumentamos que o desenvolvimento de projetos dessa natureza possibilita um trabalho colaborativo de pesquisa, que tem por consequência o incentivo da articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas da rede pública de Educação Básica. Palavras-Chave: GeoGebra. Formação do Professor. Curso de Extensão Universitária. Observatório da Educação (OBEDUC). Colaboração.
id UNESP-14_8c115982ffaaf23775d1a14e5d994114
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9906
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentosGeoGebraFormaçãoObservatório da Educação (OBEDUC)ColaboraçãoPrograma Acessa Escola.Esse artigo tem o propósito de apresentar o projeto Mapeamento do uso das tecnologias de informação nas aulas de Matemática do Estado de São Paulo, bem como os resultados oriundos do mosaico de pesquisas que constituem esse projeto. Além disso, apresentamos e discutimos uma ação de formação continuada que ocorreu no período de agosto a novembro de 2014 na cidade de Bauru, que se refere a um curso de extensão universitária. Para tanto, dialogamos com uma literatura dentro da Educação Matemática, que aponta que o uso das TIC pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, porém há empecilhos que dificultam esse uso nas escolas. Em seguida, trazemos os resultados iniciais do projeto, frutos de pesquisas que o compõem, as quais seguem uma abordagem metodológica qualitativa. Diante disso, posicionamos esse curso de extensão universitária, que por sua vez, teve o objetivo de fomentar o uso das TIC nas práticas de professores de Matemática da Educação Básica. Finalmente, argumentamos que o desenvolvimento de projetos dessa natureza possibilita um trabalho colaborativo de pesquisa, que tem por consequência o incentivo da articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas da rede pública de Educação Básica. Palavras-Chave: GeoGebra. Formação do Professor. Curso de Extensão Universitária. Observatório da Educação (OBEDUC). Colaboração.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 998-10221980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906/7286https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906/10466Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJavaroni, Sueli LiberattiZampieri, Maria Teresa2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9906Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
title O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
spellingShingle O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
Javaroni, Sueli Liberatti
GeoGebra
Formação
Observatório da Educação (OBEDUC)
Colaboração
Programa Acessa Escola.
title_short O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
title_full O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
title_fullStr O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
title_full_unstemmed O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
title_sort O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
author Javaroni, Sueli Liberatti
author_facet Javaroni, Sueli Liberatti
Zampieri, Maria Teresa
author_role author
author2 Zampieri, Maria Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Javaroni, Sueli Liberatti
Zampieri, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Formação
Observatório da Educação (OBEDUC)
Colaboração
Programa Acessa Escola.
topic GeoGebra
Formação
Observatório da Educação (OBEDUC)
Colaboração
Programa Acessa Escola.
description Esse artigo tem o propósito de apresentar o projeto Mapeamento do uso das tecnologias de informação nas aulas de Matemática do Estado de São Paulo, bem como os resultados oriundos do mosaico de pesquisas que constituem esse projeto. Além disso, apresentamos e discutimos uma ação de formação continuada que ocorreu no período de agosto a novembro de 2014 na cidade de Bauru, que se refere a um curso de extensão universitária. Para tanto, dialogamos com uma literatura dentro da Educação Matemática, que aponta que o uso das TIC pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, porém há empecilhos que dificultam esse uso nas escolas. Em seguida, trazemos os resultados iniciais do projeto, frutos de pesquisas que o compõem, as quais seguem uma abordagem metodológica qualitativa. Diante disso, posicionamos esse curso de extensão universitária, que por sua vez, teve o objetivo de fomentar o uso das TIC nas práticas de professores de Matemática da Educação Básica. Finalmente, argumentamos que o desenvolvimento de projetos dessa natureza possibilita um trabalho colaborativo de pesquisa, que tem por consequência o incentivo da articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas da rede pública de Educação Básica. Palavras-Chave: GeoGebra. Formação do Professor. Curso de Extensão Universitária. Observatório da Educação (OBEDUC). Colaboração.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906/7286
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9906/10466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 998-1022
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875504046080