Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262 |
Resumo: | Neste trabalho, são relatados e analisados os resultados da aplicação de um produto educacional a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A elaboração do produto educacional, constituído por quatro jogos abordando o conteúdo de funções, teve como objetivo verificar se a utilização dessa estratégia de ensino facilita a aprendizagem dos alunos, referente a esse tópico. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, em sala de aula. A coleta de dados foi realizada pela professora-pesquisadora, através das observações das estratégias dos alunos durante os jogos, registrada em diário de campo. Concluiu-se que a utilização dos jogos, como estratégia de ensino e aprendizagem, além de motivar os alunos e despertar seu interesse pelas atividades desenvolvidas, facilitou a compreensão do conteúdo de funções. O produto está disponível na página do curso de Mestrado em questão. Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Funções. |
id |
UNESP-14_8ea2c2cfb28ea60bf1993c2bc82b9aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8262 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino MédioNeste trabalho, são relatados e analisados os resultados da aplicação de um produto educacional a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A elaboração do produto educacional, constituído por quatro jogos abordando o conteúdo de funções, teve como objetivo verificar se a utilização dessa estratégia de ensino facilita a aprendizagem dos alunos, referente a esse tópico. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, em sala de aula. A coleta de dados foi realizada pela professora-pesquisadora, através das observações das estratégias dos alunos durante os jogos, registrada em diário de campo. Concluiu-se que a utilização dos jogos, como estratégia de ensino e aprendizagem, além de motivar os alunos e despertar seu interesse pelas atividades desenvolvidas, facilitou a compreensão do conteúdo de funções. O produto está disponível na página do curso de Mestrado em questão. Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Funções.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 579 - 5951980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262/5836Strapason, Lísie Pippi reisBisognin, Eleniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8262Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
title |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio Strapason, Lísie Pippi reis |
title_short |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_full |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
title_sort |
Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no Primeiro Ano do Ensino Médio |
author |
Strapason, Lísie Pippi reis |
author_facet |
Strapason, Lísie Pippi reis Bisognin, Eleni |
author_role |
author |
author2 |
Bisognin, Eleni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strapason, Lísie Pippi reis Bisognin, Eleni |
description |
Neste trabalho, são relatados e analisados os resultados da aplicação de um produto educacional a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A elaboração do produto educacional, constituído por quatro jogos abordando o conteúdo de funções, teve como objetivo verificar se a utilização dessa estratégia de ensino facilita a aprendizagem dos alunos, referente a esse tópico. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, em sala de aula. A coleta de dados foi realizada pela professora-pesquisadora, através das observações das estratégias dos alunos durante os jogos, registrada em diário de campo. Concluiu-se que a utilização dos jogos, como estratégia de ensino e aprendizagem, além de motivar os alunos e despertar seu interesse pelas atividades desenvolvidas, facilitou a compreensão do conteúdo de funções. O produto está disponível na página do curso de Mestrado em questão. Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Funções. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8262/5836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 579 - 595 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874815131648 |