Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de ensino para o estudo do raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidades através de um jogo e utilizando-se da metodologia de Resolução de Problemas, bem como subsidiar a prática docente desses conteúdos matemáticos. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que tem como intuito o ensino e aprendizagem de conceitos de combinatória e probabilidade. O jogo é original, utiliza um tabuleiro similar ao do Jogo da Velha e os movimentos de suas peças têm algumas semelhanças, em particular, com aqueles realizados com as peças peão e torre do jogo de xadrez. Formulamos várias atividades (problemas) envolvendo esse jogo que para suas soluções, utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e uma adequada intervenção do professor, os alunos são estimulados a desenvolverem estratégias de contagem, ferramenta indispensável no estudo inicial de Análise Combinatória e do Cálculo de Probabilidades. |
id |
UNESP-14_93580967d9d48bd2ba6d58e1af3a4c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4035 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de ProbabilidadeJogos. Resolução de Problemas. Raciocínio Combinatório. Probabilidade.O objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de ensino para o estudo do raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidades através de um jogo e utilizando-se da metodologia de Resolução de Problemas, bem como subsidiar a prática docente desses conteúdos matemáticos. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que tem como intuito o ensino e aprendizagem de conceitos de combinatória e probabilidade. O jogo é original, utiliza um tabuleiro similar ao do Jogo da Velha e os movimentos de suas peças têm algumas semelhanças, em particular, com aqueles realizados com as peças peão e torre do jogo de xadrez. Formulamos várias atividades (problemas) envolvendo esse jogo que para suas soluções, utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e uma adequada intervenção do professor, os alunos são estimulados a desenvolverem estratégias de contagem, ferramenta indispensável no estudo inicial de Análise Combinatória e do Cálculo de Probabilidades.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 657-6821980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035/3272Lopes, José MarcosRezende, Josiane de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4035Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
title |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
spellingShingle |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade Lopes, José Marcos Jogos. Resolução de Problemas. Raciocínio Combinatório. Probabilidade. |
title_short |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
title_full |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
title_fullStr |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
title_full_unstemmed |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
title_sort |
Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade |
author |
Lopes, José Marcos |
author_facet |
Lopes, José Marcos Rezende, Josiane de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Josiane de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Marcos Rezende, Josiane de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos. Resolução de Problemas. Raciocínio Combinatório. Probabilidade. |
topic |
Jogos. Resolução de Problemas. Raciocínio Combinatório. Probabilidade. |
description |
O objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de ensino para o estudo do raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidades através de um jogo e utilizando-se da metodologia de Resolução de Problemas, bem como subsidiar a prática docente desses conteúdos matemáticos. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que tem como intuito o ensino e aprendizagem de conceitos de combinatória e probabilidade. O jogo é original, utiliza um tabuleiro similar ao do Jogo da Velha e os movimentos de suas peças têm algumas semelhanças, em particular, com aqueles realizados com as peças peão e torre do jogo de xadrez. Formulamos várias atividades (problemas) envolvendo esse jogo que para suas soluções, utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e uma adequada intervenção do professor, os alunos são estimulados a desenvolverem estratégias de contagem, ferramenta indispensável no estudo inicial de Análise Combinatória e do Cálculo de Probabilidades. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4035/3272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 657-682 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873891336192 |