Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Cristiane de Arimatéa, Azevedo, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907
Resumo: O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.
id UNESP-14_00b1dee1cf2f1ef385f6fdfbe37020dd
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9907
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação BásicaRaciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quanti-Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1348-13681980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907/7303Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Rute Elizabete de Souza RosaRocha, Cristiane de ArimatéaAzevedo, Juliana2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9907Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
title Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
spellingShingle Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.
title_short Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
title_full Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
title_fullStr Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
title_full_unstemmed Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
title_sort Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
author Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
author_facet Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Rocha, Cristiane de Arimatéa
Azevedo, Juliana
author_role author
author2 Rocha, Cristiane de Arimatéa
Azevedo, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Rocha, Cristiane de Arimatéa
Azevedo, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.
topic Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.
description O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Quanti-Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907/7303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1348-1368
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875506143232