Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907 |
Resumo: | O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica. |
id |
UNESP-14_00b1dee1cf2f1ef385f6fdfbe37020dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9907 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação BásicaRaciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quanti-Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1348-13681980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907/7303Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Rute Elizabete de Souza RosaRocha, Cristiane de ArimatéaAzevedo, Juliana2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9907Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
title |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
spellingShingle |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica. |
title_short |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
title_full |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
title_fullStr |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
title_sort |
Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica |
author |
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa |
author_facet |
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa Rocha, Cristiane de Arimatéa Azevedo, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Cristiane de Arimatéa Azevedo, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa Rocha, Cristiane de Arimatéa Azevedo, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica. |
topic |
Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica. |
description |
O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória. Palavras-chave:Raciocínio combinatório. Estudantes e Professores. Educação Básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Quanti-Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9907/7303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1348-1368 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875506143232 |