Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALTACI, SERDAL
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: YILDIZ, AVNI, GÜVEN, BÜLENT
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015
Resumo: Abstract This study aims to determine how primary school eighth grade (14 years old) gifted students use knowledge types while solving problems. In the context, the data were collected through clinical interviews conducted with three gifted students. The students’ voice recordings during problem solving and the solutions they wrote on the paper formed the data of the study. We found out that gifted students use more algorithmic knowledge and less schema knowledge in the problems that they had to solve. It can be said that the reduced usage of schema knowledge is likely to be a result of the fact that the gifted students produce different solutions using the field knowledge instead of remembering the schemas of similar problems they have encountered before. Keywords: Problem solving. Knowledge types.Gifted students.Clinical interview. Resumo Este estudo pretende avaliar de que modo alunos com altas habilidades/superdotação na oitava série da escola primária (14 anos) usam os tipos de conhecimento enquanto a resolução de problemas. Neste contexto, os dados foram coletados por meio de entrevistas clínicas com três alunos com altas habilidades. As gravações de voz dos alunos enquanto a resolução de problemas e as soluções que eles escreveram no papel formam os dados do estudo. Verificou-se que alunos com altas habilidades usam o conhecimento algorítmico mais do que o conhecimento de esquema enquanto a resolução de problemas. Podemos dizer que menor utilização do conhecimento de esquema deve-se provavelmente ao facto de que alunos com altas habilidades produzem diferentes soluções usando o conhecimento de área em vez de lembrar os esquemas de problemas semelhantes que eles encontraram anteriormente. Palavras-chave: A resolução de problemas. Os tipos de conhecimento. Alunos com altas habilidades/superdotação. Entrevista clínica.
id UNESP-14_939dcf1c09edfdd78f9a25ddbfc26db6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7015
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problemsProblem solvingKnowledge typesGifted studentsClinical interviewAbstract This study aims to determine how primary school eighth grade (14 years old) gifted students use knowledge types while solving problems. In the context, the data were collected through clinical interviews conducted with three gifted students. The students’ voice recordings during problem solving and the solutions they wrote on the paper formed the data of the study. We found out that gifted students use more algorithmic knowledge and less schema knowledge in the problems that they had to solve. It can be said that the reduced usage of schema knowledge is likely to be a result of the fact that the gifted students produce different solutions using the field knowledge instead of remembering the schemas of similar problems they have encountered before. Keywords: Problem solving. Knowledge types.Gifted students.Clinical interview. Resumo Este estudo pretende avaliar de que modo alunos com altas habilidades/superdotação na oitava série da escola primária (14 anos) usam os tipos de conhecimento enquanto a resolução de problemas. Neste contexto, os dados foram coletados por meio de entrevistas clínicas com três alunos com altas habilidades. As gravações de voz dos alunos enquanto a resolução de problemas e as soluções que eles escreveram no papel formam os dados do estudo. Verificou-se que alunos com altas habilidades usam o conhecimento algorítmico mais do que o conhecimento de esquema enquanto a resolução de problemas. Podemos dizer que menor utilização do conhecimento de esquema deve-se provavelmente ao facto de que alunos com altas habilidades produzem diferentes soluções usando o conhecimento de área em vez de lembrar os esquemas de problemas semelhantes que eles encontraram anteriormente. Palavras-chave: A resolução de problemas. Os tipos de conhecimento. Alunos com altas habilidades/superdotação. Entrevista clínica.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativeapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1032-10551980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015/6481BALTACI, SERDALYILDIZ, AVNIGÜVEN, BÜLENTinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7015Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
title Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
spellingShingle Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
BALTACI, SERDAL
Problem solving
Knowledge types
Gifted students
Clinical interview
title_short Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
title_full Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
title_fullStr Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
title_full_unstemmed Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
title_sort Knowledge types used by eighth grade gifted students while solving problems
author BALTACI, SERDAL
author_facet BALTACI, SERDAL
YILDIZ, AVNI
GÜVEN, BÜLENT
author_role author
author2 YILDIZ, AVNI
GÜVEN, BÜLENT
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BALTACI, SERDAL
YILDIZ, AVNI
GÜVEN, BÜLENT
dc.subject.por.fl_str_mv Problem solving
Knowledge types
Gifted students
Clinical interview
topic Problem solving
Knowledge types
Gifted students
Clinical interview
description Abstract This study aims to determine how primary school eighth grade (14 years old) gifted students use knowledge types while solving problems. In the context, the data were collected through clinical interviews conducted with three gifted students. The students’ voice recordings during problem solving and the solutions they wrote on the paper formed the data of the study. We found out that gifted students use more algorithmic knowledge and less schema knowledge in the problems that they had to solve. It can be said that the reduced usage of schema knowledge is likely to be a result of the fact that the gifted students produce different solutions using the field knowledge instead of remembering the schemas of similar problems they have encountered before. Keywords: Problem solving. Knowledge types.Gifted students.Clinical interview. Resumo Este estudo pretende avaliar de que modo alunos com altas habilidades/superdotação na oitava série da escola primária (14 anos) usam os tipos de conhecimento enquanto a resolução de problemas. Neste contexto, os dados foram coletados por meio de entrevistas clínicas com três alunos com altas habilidades. As gravações de voz dos alunos enquanto a resolução de problemas e as soluções que eles escreveram no papel formam os dados do estudo. Verificou-se que alunos com altas habilidades usam o conhecimento algorítmico mais do que o conhecimento de esquema enquanto a resolução de problemas. Podemos dizer que menor utilização do conhecimento de esquema deve-se provavelmente ao facto de que alunos com altas habilidades produzem diferentes soluções usando o conhecimento de área em vez de lembrar os esquemas de problemas semelhantes que eles encontraram anteriormente. Palavras-chave: A resolução de problemas. Os tipos de conhecimento. Alunos com altas habilidades/superdotação. Entrevista clínica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitative
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7015/6481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1032-1055
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874712371200